Marinha inscreve para 1.240 vagas de aprendizes-marinheiros


Resultado de imagem para marinha brasil



A Marinha divulgou edital de processo seletivo para 1.240 vagas de aprendizes-marinheiros. Do total das oportunidades, 248 são reservadas para negros.
No site da Marinha é possível ver o edital. Acesse aqui.
Podem se inscrever candidatos do sexo masculino solteiros ou que não tenham união estável. É necessário ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2017; ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental até a data prevista no calendário de eventos para a verificação de documentos.

Os candidatos podem se inscrever pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br de 1º de fevereiro a 6 de março. A taxa é de R$ 30.
O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, e tem duração de um ano letivo, realizado em 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval.
Durante o curso, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração.
As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, no Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).
Será facultado ao candidato manifestar preferência por cursar em uma das EAM na inscrição. Entretanto, a Marinha reserva-se o direito de designar o candidato para qualquer outra das escolas, atendendo, se possível, à classificação do candidato.
A primeira fase é a formação militar-naval, como Aprendiz-Marinheiro, e a segunda, já como Grumete, o aluno fará especialização em uma das seguintes áreas: eletroeletrônica, apoio e mecânica. Ao concluir o curso com aproveitamento, o grumete assumirá compromisso de tempo de serviço por um período de 2 anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.
Quando se formar, será nomeado Marinheiro e passará a atender as necessidades de distribuição de pessoal da Marinha do Brasil, podendo ser designado para servir a bordo de navio ou organização militar, onde cumprirá o estágio inicial para avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de graduação. Apenas os marinheiros aprovados no estágio inicial, considerados plenamente aptos à carreira naval, poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha (SAM).
O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e verificação de documentos. O início do curso será em 22 de fevereiro de 2018.
A data da prova escrita objetiva não foi divulgada.

Marinha

Vagas: 1.240
Inscrições: 1º de fevereiro a 6 de março
Taxa: R$ 30
Provas: data ainda será divulgada
SAIBA MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário