Durante o ato público, haverá uma sessão especial gratuita, às 21h, do primeiro filme - Leão de Sete Cabeças - feito pelo criador do Cinema Novo, Glauber Rocha, gravado fora do Brasil e totalmente restaurado.
O filme, que nunca havia sido exibido nos cinemas do país, expõe o colonialismo europeu sobre a África e as tentativas do povo nativo em se libertar desse domínio.
Acervo - No conjunto estão os 22 filmes feitos por Glauber, além de 80 mil documentos, que incluem sua correspondência pessoal, roteiros de filmes, peças de teatro, poemas e romances. Deste total, 223 roteiros e projetos de livro permanecem inéditos. O investimento do Ministério da Cultura na compra do acervo foi de R$ 3 milhões.
“A família tem plena noção da importância de Glauber para a cultura brasileira, e nós temos condições melhores para preservar este material", afirma o ministro.
A compra do acervo faz parte de uma política maior de aquisição de obras do cinema brasileiro por parte do ministério, que vai disponibilizá-los ao público na Cinemateca. "Boa parte da memória do cinema nacional se perdeu, porque a preservação sempre foi precária. E, hoje, na Cinemateca, temos os melhores equipamentos do mundo para isto", diz o ministro.
Recuperação Cinematográfica - A cópia original do filme Leão de Sete Cabeças foi entregue à Cinemateca Brasileira – instituição vinculada ao Ministério da Cultura -, em 2009, após permanecer mais de 30 anos na Cineteca Nazionale di Roma, na Itália. O processo de restauração permitiu a confecção de uma nova matriz em alta definição e um novo negativo em 35mm. A versão original do áudio em vários idiomas foi recuperada a partir de uma única cópia em 35mm, que estava em avançado estado de deterioração, e de fitas Umatic.
A restauração da obra faz parte da segunda fase do projeto Coleção Glauber Rocha, que já restaurou: Barravento, Terra em Transe, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e A Idade da Terra. Os filmes Cabeças Cortadas, Claro, Câncer e História do Brasiltambém serão restaurados na fase atual do projeto.

Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário