.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Cubanos do Mais Médicos já podem pedir direito à residência no Brasil a partir de hoje

Resultado de imagem para medica cubana jacobina churrasquinho abahiaacontece

Cubanos que vieram ao Brasil para integrar o programa Mais Médicos terão direito a solicitar a residência no país. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira 29, com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro de Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o ministro de relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A autorização visa “atender ao interesse da política migratória nacional”, de acordo com o texto. Os cidadãos do país caribenho poderão solicitar o direito em um prazo de dois anos, passando por um processo de aprovação que inclui apresentação de documentos à Polícia Federal e cumprimento de exigências, como não terem permanecido fora do Brasil por mais de noventa dias a cada ano migratório, comprovação de meios de subsistência e ausência de registros criminais.

A residência oferece a possibilidade de permanência no território nacional. De acordo com a portaria, a concessão do direito implica na desistência da condição de refugiado a quem se enquadre nessa categoria.

Em Jacobina 4 médicas fixaram residência na cidade desde o fim do programa. Entre elas Maydelkis Ferrer Guzman (Foto), que foi matéria em nosso site por vender churrasquinho desde que deixou e clinicar após o fim do programa do governo federal. A matéria viralizou e foi reproduzida por portais de notícias de todo país. Com a nova medida ela e suas compatriotas poderão se regularizar no programa enquanto fazem o revalida, para poder atuar como médicas em definitivo no Brasil.

Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário