Pressão 12 por 8 não é mais normal? Brasil passa a seguir nova regra

 



A pressão considerada “perfeita” pelos brasileiros, o famoso 12 por 8, acaba de ganhar uma nova classificação. De acordo com a mais recente diretriz endossada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), valores entre 12 por 8 e 13 por 9 (120-139 mmHg/80-89 mmHg) passam a ser enquadrados como pré-hipertensão.

O documento foi apresentado nesta quinta-feira (18), durante o 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, e altera como médicos e pacientes devem encarar os números do aparelho de pressão.

Segundo as entidades, a ideia é atuar mais cedo, antes que a hipertensão esteja totalmente instalada. Nesse estágio, os médicos devem recomendar mudanças no estilo de vida, como alimentação balanceada, redução do sal, atividade física e controle do peso. Em alguns casos, dependendo do risco individual, pode até ser indicada medicação preventiva.


Outra alteração importante diz respeito ao alvo do tratamento. Até então, considerava-se satisfatório manter a pressão abaixo de 14 por 9 (140/90 mmHg). Com a nova regra, o objetivo passa a ser menos de 13 por 8 (130/80 mmHg) para todos os pacientes hipertensos, sem distinção de idade, sexo ou presença de outras doenças.



Reportagem: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário