Superação: labrador cego vence concurso de cães para apanhar objetos na água
Quem disse que um animal cego é inválido?
Jack, um cão labrador que perdeu a visão há 3 anos, é prova disso: ele conquistou uma competição nacional de animais no Reino Unido, depois de impressionar o júri com sua capacidade de nadar e retirar objetos da água, mesmo sem enxergar.
Jack ganhou o apelido de "Michael Phelps de quatro patas" e recebeu o título de campeão, na categoria de desportos aquáticos do concurso UK Spot On, pelo talento especial para a natação.Elel tem 10 anos e usa o faro para encontrar os objetos.
"Quando o adotamos, ele estava perdendo a visão, e nós o ensinamos a parar, a olhar para a direita e para a esquerda e, quando passeávamos, sempre que havia água perto de nós ele conseguia senti-la", contoua dona, Margaret Simpson, ao Daily Mail.
"Depois ele começou a brincar em lagos e canais, e, usando apenas o faro e pondo a cabeça debaixo de água, trazia-nos pedras do fundo. Então passamos a atirar-lhe 'guloseimas', e ele começou a mergulhar. Foi quando percebemos o seu talento", relembrou.
Jack desenvolveu uma atrofia progressiva da retina, uma doença genética, mas não deixou que a perda da visão fosse uma limitação.
Ele foi o escolhido do júri do concurso, em que participaram centenas de cães, todos com a visão perfeita na sua categoria.
"Ele é o cão mais feliz que já tivemos e um animal muito sociável. Apesar de tudo o que lhe aconteceu, não deixa que nada disso o impeça de seguir em frente", disse Simpson.
A dona de Jack costuma concorrer regularmente neste tipo de provas para angariar dinheiro e consciencializar a população para a importância dos centros de apoio a cães abandonados.
Este foi o primeiro prêmio dela e Jack, que receberam 200 libras, cerca de 247 euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário