NRS promove reunião com prefeitos para viabilizar criação de consórcios na região de Jacobina


Nesta última segunda, 12 de junho, o Núcleo Regional de Saúde de Jacobina promoveu uma reunião na UPB, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento e formalização dos Consórcios na região de Jacobina. Tiveram presentes os prefeitos de Miguel Calmon, Jacobina, Capim Grosso, Saúde, São José do Jacuípe, Quixabeira, Várzea da Roça, Umburanas Mairi, a Coordenadora do Núcleo e alguns secretarios. O debate foi em cima da articulação da região, da organização dos serviços de saúde nos municípios e na cidade polo de Jacobina, além da necessidade de se fortaleçer a região e de fato desenvolver juntos aos gestores o verdadeiro espírito inovador e associativista. 


Segundo o Prefeito de Miguel Calmon Caca, essa cultura da gestão compartilhada ainda não está sendo incorporada em nossa região. Quando se tem uma gestão assim, a captação de recursos públicos adicionais pode ser uma oportunidade de promoção do desenvolvimento de nossa região, possibilitando a redução de custos e a aquisição de novos equipamentos. A Prefeita de Capim Grosso, Dra. Lídia, falou das diversas reuniões que tiveram com esse objetivo e não teve ainda o devido entendimento real por parte dos colegas em priorizar de fato esse projeto. O prefeito de Umburanas e de São José do Jacuípe também falaram que por serem municípios pequenos e distantes, esse tipo de projeto vem contribuir para otimizar melhor seus recursos e facilitar o fluxo dos usuários, possibilitando os serviços de saúde mais próximos da comunidade. O município de Jacobina e de Saúde pontuaram as vantagens que o Consórcio pode trazer pra região, ajudando também na em outros serviços de saúde como os hospitais e laboratórios. Segundo a Coordenadora Kátia enfatizou que a partir de agora vamos correr atrás do prejuízo, unir os municípios com o propósito de fortalecer a regionalização, pois essa proposta de consórcios, amplia o acesso a população de serviços especializados e com qualidade, e que mesmo tendo 15 municípios com leis publicadas, a  articulação política e negociação junto aos prefeitos ainda continua, para o fortalecimento da região. Os secretários de saúde de Jacobina, Umburanas, São José do Jacuípe e Mairi enfatizaram o reordenamento da rede de atenção à saúde. A secretaria de Capim Grosso e o Prefeito de Quixabeira reforçaram a redução de custos operacionais com transporte de pacientes. Os próximos passos serão articulados pelo prefeito de Miguel Calmon, que serão o agendamento com o Governador e a participação unânime de todos os prefeitos no processo e a visita técnica da comissão dos Consórcios, que já está sendo costurada. Também se criou uma comissão composta pelo prefeito de Miguel Calmon, Jacobina e Capim Grosso e o Núcleo Regional de Saúde.   A criação de consórcios é de fundamentação importância para captação de recursos na área de saúde junto ao Governo do Estado. 


Nota: Recentemente o Governador Rui costa anunciou a ida da Policlínica para a cidade de Senhor do Bonfim e justifico que Jacobina e região não foi beneficiada pelo investimento por ainda não ter viabilizada a criação do consórcio regional. 

Bahia Acontece, com informações do NRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário