Operações “Cum Claves” e “Persistência” apuram fraudes de empresas baianas de coleta de resíduos sólidos de R$130 milhões

 



Duas operações deflagradas hoje pelo Ministério Público do Espírito Santo, com cooperação do MP baiano, desarticularam um grupo suspeito de fraudes em contratos no setor de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos nos municípios de Linhares e São Mateus. As operações “Cum Claves” e “Persistência cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Salvador, na Bahia, e outros nove nos municípios de Linhares e Cariacica, no Espírito Santo, para investigar fraudes em contratos no setor de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos. O valor dos contratos investigados supera R$ 130 milhões. Os dois MPs atuaram por meio dos seus Grupos Especiais de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco-Norte e Gaeco-Ba), com a participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar dos MPES e MPBA.


A operação busca apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos visando apurar a prática de crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro. As investigações apontam a existência de fraudes em favor de empresa situada no Estado da Bahia, que contou com a colaboração ilícita de empresários e agentes públicos capixabas para vencer licitações em diversos municípios do Espírito Santo, como Linhares e São Mateus e estão sendo conduzidas por quatro promotores de Justiça, com participação e apoio de 20 policiais militares, além de outros servidores.

Cecom/MP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário