.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Jacobina: Homem em situação de extrema vulnerabilidade precisa de ajuda urgente

 

Um homem diagnosticado com transtornos psicológicos, conhecido como Kal, tem vivido em situação degradante, de extrema vulnerabilidade social, desde o falecimento de sua mãe. A condição desumana, de total abandono enfrentada pelo homem na Rua Planalto, no bairro Caixa D'água, em Jacobina, despertou a solidariedade dos vizinhos, que vêm ajudando da forma que podem.

"Fizemos um mutirão para dar banho nele, porque estava há tanto tempo sujo que até bicho tinha pelo corpo. Ele passa muita dificuldade, fome, e tem dia que até lixo ele cata para comer. A gente tem se mobilizado, porque todo mundo aqui gosta dele, é uma pessoa que não mexe com ninguém. É triste viu, tem que tomar alguma providência com ele (sic)", contou uma moradora ao Jacobina Notícias.

Na manhã desta quarta-feira (29/3), atendendo a pedidos de moradores, o repórter Paulo Mateus esteve na casa de Kal e constatou que a situação em que o homem vive é de abandono. Chocado com o que viu, o repórter registrou imagens que mostram Kal deitado na cama, os demais cômodos deteriorados e com bastante sujeira, além de não ter nenhum alimento. 

Comovidos com a situação, moradores disseram que pediram ajuda ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para que haja uma intervenção e o rapaz seja acolhido. Uma das pessoas, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que Kal é aposentado. No entanto, o benefício que deveria ser destinado inteiramente para suas necessidades, estariam sendo utilizados por uma irmã. Segundo os relatos, ela teria se apossado da renda.

Os vizinhos clamam para que providências urgentes sejam tomadas e ele possa viver em um ambiente adequado, limpo e com alimentação. Até o momento desta publicação, a reportagem não conseguiu manter contato com a irmã, mas deixa em aberto o espaço em caso de uma manifestação.

Por Robson Guedes / Imagens: Repórter Paulo Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário