Antes ponto turístico dos mais procurados na região da Chapada, o Balneário do Tareco vive atualmente uma triste realidade. Nossa redação esteve recentemente no bucólico povoado de Morro do Chapéu para conferir in-loco o que muitos moradores ja teriam relatado há meses.
Outrora tão badalado, o estuário de aguas termais vive uma situação de abandono e decadência. As fontes de águas mornas, que antes faziam a alegria de moradores e turistas de vários cantos da Bahia e do Brasil, hoje abrigam apenas uma grande quantidade de sapos em suas aguas sujas e gélidas.
Não há nenhum tipo de manutenção na área do balneário, que sucumbe ao matagal. Os quiosques da grande área do parque, as piscinas e os brinquedos que faziam alegria das crianças hoje apodrecem enferrujam ao sabor do tempo.
Os tanques antes disputados por turistas hoje só represam limo e aguas sujas e geladas, nem parece que ali um dia já jorraram aguas de temperatura morna tão apreciadas por todos, que lhes atribuiam até poderes terapêuticos.
No momento em que a nossa redação esteve no balneário conseguiu conversar com algumas pessoas que também tinham vindo de fora e ficaram horrorizados com o que viram.
Segundo um dos moradores locais que acompanhava estas pessoas, a área já sofre esta degradação a vários anos devido a um jogo de empurra entre o Governo do Estado e Prefeitura do Município de Morro do Chapéu sobre de quem é a responsabilidade da preservação do parque, e enquanto isso tudo se acaba
Uma situação triste de se ver como relata alguns dos visitantes entrevistados por nossa redação.
O Bahia acontece tentou contato com assessoria de comunicação da SETUR há aproximadamente de 30 dias mas até o momento não foi dado nenhum posicionamento. Foi informado apenas que os questionamentos seriam encaminhados ao setor responsável e se traria uma resposta mais breve possível, o que não aconteceu até o fechamento desta matéria, lamentável.
Emerson Rocha/ Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário