PRF REALIZA OPERAÇÃO COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013
A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação Copa das Confederações 2013 entre os dias 08 de junho e 02 de julho, com o objetivo de garantir a segurança durante os deslocamentos em todo estado, em especial, ações que priorizarão a prevenção para redução da violência no trânsito e redução de acidentes relacionados, principalmente, ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e às ultrapassagens proibidas.
Com vistas a garantir a segurança, serão desenvolvidas diversas ações de combate à criminalidade com o emprego de equipes táticas de motopoliciamento, equipes de cinotecnia ou operações com cães, helicóptero, equipes de pronto emprego especializadas que trabalharão em cinturões metropolitanos e de divisas, além do equipamento scanner, que produz alto grau de precisão na varredura de veículos suspeitos.
Na Operação Copa das Confederações a PRF também estará desempenhando atividades especializadas e diferenciadas das tradicionalmente desenvolvidas nas rodovias federais.
As equipes da PRF estarão realizando escoltas de Delegações, como a Seleção Brasileira de Futebol, Seleção da Nigéria, os árbitros que atuarão durante os jogos, Presidente e Secretario geral da FIFA, Chefes de Estado Nacional e do Exterior, além de um dos dois times que disputarão o 3º e o 4º lugar, ainda sem definição.
Apesar da PRF já ter a experiência de atuar em grandes eventos como os Jogos Panamericanos de 2007 e o Rio + 20 em 2012, na Bahia este será o primeiro evento de grande porte a ser realizado, sendo necessário que a população local seja orientada quanto aos cuidados imprescindíveis que deverão ser adotados durante os deslocamentos das escoltas de batedores motociclistas, para garantir a segurança e a mobilidade nas vias urbanas da capital soteropolitana.
DICAS AO SE DEPARAR COM UMA ESCOLTA
Com o objetivo de proporcionar maior segurança, tanto para as autoridades, atletas e delegações que serão escoltadas, como para o cidadão no trânsito de Salvador, a PRF apresenta algumas dicas importantes a seguir.
* Como proceder como motoristas e usuários do trânsito?
Quando se deparar com motociclistas fechando o trânsito para a passagem de uma escolta, o cidadão deverá perceber que o motociclista batedor é um especialista. Ele terá, naquela situação, total controle do trânsito, com prioridade sobre a sinalização. buzinar de nada vai adiantar. Então aguarde que o trabalho será realizado no menor tempo possível.
* Se no local estiver instalado um avançador de sinal “pardal”, e for sinalizado para passar o sinal fechado, como agir?
Nesses casos, atenda à sinalização do motociclista e em condições seguras, anote data e hora que a escolta passou para a possibilidade de necessitar de recurso, caso haja notificação. O
principal é nunca tentar desobedecer à sinalização do motociclista batedor, porque sua imprudência poderá causar acidentes.
* Como entender e colaborar com a sinalição dos motociclistas?
Ao se deparar com uma escolta, mantenha a calma e observe a sinalização dos motociclistas. Eles indicarão o procedimento que o condutor deverá seguir, sinalizando para uma parada, ou desviar para uma direção indicada. Lembre-se toda a sinalização dos motociclistas será feita com uma das mãos. Fique atento e colabore para não ser o responsável por nenhuma fatalidade.
* É necessário aguardar toda a escolta terminar de passar?
Sim, os motoristas devem saber que durante o deslocamento com um comboio, o motociclista batedor terá que realizar deslocamentos com muita velocidade, fechando ruas e avenidas e retornando para continuar o percurso. Por isso, a área que a escolta trafega deverá ser preservada.
Realizar uma escolta é uma tarefa muito difícil e arriscada, qualquer imprudência dos cidadãos em trânsito poderá causar acidentes graves. Colabore e faça parte desse time!
LEMBRE-SE: DIRIGIR ALCOOLIZADO É CRIME E PODE DAR CADEIA!
FONTE: NUCOM BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário