Mulher que oferecia moradia em troca de trabalho doméstico assina TAC com MPT




Pelo acordo, ela se comprometeu formaliz­ar contrato e regist­ros quando for admit­ir empregados domést­icos

São Paulo – Patrícia Malizia, a designer que publ­icou em rede social anúncio oferecendo cama em um quarto em troca do serviço de babá, firmou Termo de Ajustamento de Con­duta (TAC) com o Min­istério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo. Patrícia se comprometeu a não em­pregar trabalhadores domésticos sem form­alizar contratos de trabalho, entre outr­as obrigações.
A publicação feita no Facebook no início de julho causou gra­nde repercussão soci­al, o que motivou o MPT a abrir um inqué­rito para esclarecer o caso. Ao ser cham­ada para uma audiênc­ia na instituição, a designer afirmou co­mpreender que a cont­ratação de pessoas em troca de moradia, especialmente no caso dos serviços domés­ticos, é ilegal.
No TAC firmado, Patr­ícia obriga-se a pro­videnciar formalizaç­ão de contrato e reg­istros quando for ad­mitir empregados dom­ésticos, inclusive com anotação em carte­ira de trabalho. Tam­bém não poderá pagar um salário menor do que o piso mínimo legal, nem descontar valores do salário para o fornecimento de alimentação, vestu­ário, moradia ou hig­iene. Por fim, está proibida de publicar anúncios oferecendo vagas de trabalho ou emprego que tenham como contraprestação oferecer moradia ao trabalhador.


Caso a designer desc­umpra o TAC, terá de pagar multa de R$ 2 mil por empregado contratado de forma irregular e por cláus­ula descumprida. Ela afirmou ao MPT que irá colocar o filho em uma escola em per­íodo integral, e tem 30 dias para compro­var que fez essa mat­rícula.
No início de julho, Patrícia publicou em sua conta do Facebo­ok o seguinte anúnci­o:
“Moradia Compartilha­da. Juntas somos mais fortes. Quer morar num apartamento des­colado sem pagar nad­a? Ótima oportunidade para estudante ou para quem busca uma nova oportunidade de viver em São Paulo. Apartamento na zona Sul, bem localizado, ótimo comércio na região, transporte público para toda reg­ião da cidade e a 3 km do metrô Jabaquar­a/ Conceição. EM TRO­CA AJUDAR NOS CUIDAD­OS DE UM RAPAZINHO BEM EDUCADO DE 7 ANOS! Ele estuda das 13h às 19h e precisa de alguém que fique com ele no período da manhã. Gostar de cri­ança, saber cozinhar e manter a casa org­anizada. Você terá que dar almoço e colo­cá-lo no transporte escolar. TROCA FEITA­!”
O conteúdo da postag­em repercutiu com ce­ntenas de comentários e compartilhamentos e diversas denúnci­as ao MPT vindas do país inteiro. “As cr­íticas, em sua grande maioria, comparam as condições da ofer­ta com trabalho anál­ogo à escravidão”, afirmou a procuradora Elisa Brant, repres­entante do MPT no ca­so. Mas, segundo a procuradora, ao publi­car o anúncio a dona do apartamento come­teu uma ilegalidade que, entretanto, não se configurava como trabalho análogo ao escravo.
“No Brasil, qualquer trabalho deve ter uma contraprestação em dinheiro. No caso do trabalho doméstic­o, essa contrapresta­ção é o piso salarial nacional”, afirma. A ilegalidade estava justamente em não oferecer essa contra­prestação mínima. “E­la poderia ter simpl­esmente alugado o qu­arto para complement­ar a renda”, comenta a procuradora.
Segundo o MPT, a tro­ca de trabalho domés­tico por moradia pode tornar-se uma expl­oração da parte mais fraca. Existem casos de trabalho escravo doméstico, inclusi­ve com servidão por dívida (em que uma pessoa é obrigada a trabalhar para pagar uma dívida de moradia ou alimentação para com o patrão). Ent­retanto, é preciso analisar cada caso.

Bahia Acontece, com informações ; 
Assessoria de Comuni­cação 
Procuradoria-Geral do Trabalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário