ATENDIMENTO BANCÁRIO É ALVO DE FISCALIZADO EM JACOBINA


Esta semana teve início uma série de ações de fiscalização em agências bancárias da cidade de Jacobina.

O setor de tributos do município estará atuando junto aos bancos locais para apurar em quanto tempo os clientes estão sendo atendidos.

A comissão que está à frente da fiscalização já foi constituída pela gestão municipal por orientação do Ministério Público. A equipe tem como membros o diretor de tributos João Pedro Barbosa Júnior, Queven Castro Lousada, fiscal, e Marcus Vinícius Miranda dos Santos, assessor jurídico.

O trio já iniciou as visitas nas agências locais para coibir a longa demora nas filas imposta aos clientes que buscam atendimento bancário na Cidade do Ouro. Há muito tempo que é comum o relato de cidadãos que esperam entre duas e três horas nas agências da cidade para realizar simples procedimentos bancários como saque, depósitos e etc, sendo esta prática uma infração clara a lei municipal Nº 950, sancionada em 2009, que estipula em 30 minutos o atendimento nos dias de terça, quarta e quinta, e de 40 minutos nas segundas e sextas.

DENÚNCIAS SERÃO BEM VINDAS



A comissão também visa orientar aos cidadãos a denunciarem os abusos praticados pelos bancos que são clientes. Estes devem procurar a ouvidoria do município para protocolar uma reclamação formal. Para corroborar a denúncia é importante que o cidadão apresente a senha inicial de atendimento e o comprovante da operação realizada, ( documento original, xerox ou até mesmo foto), pois estes documentos apontam a hora exata em que o cliente entrou e saiu da agência. Esta atitude é um feedback importante para a comissão, e servirá de parâmetro para direcionamento da fiscalização. Os bancos flagrados em desconformidade coma lei municipal estarão passíveis a sansões administrativas e multas .

          " É importante que os cidadãos ajudem a comissão comparecendo na prefeitura e protocolando suas reclamações na ouvidoria, pois ela é a materialização, a documentação de uma situação que sabemos que é recorrente no atendimento bancário, que traz prejuízos ao cidadão, mas se este não procurar seus direitos nada vai mudar, É de conhecimento geral que os bancos tem lucros astronômicos mas vem cortando cada vez mais investimento no atendimento, causando transtornos ao cidadão e também ,podemos dizer, sobrecarregando seus funcionários, e esta comissão foi criada para coibir tal prática. A lei foi sancionada para proteger o cidadão, uma forma de pressionar os bancos a corrigirem esta situação,  mas se cada um não fizer valer o seu direito, nada vai mudar", disse Nadson Sampaio, Secretário de Finanças do município a redação do BA.

NOTA DA REDAÇÃO:

Coincidentemente eu, Emerson Rocha, estive esta semana na prefeitura protocolando uma reclamação contra o Banco do Brasil de Jacobina, movido pelo fato de, durante a semana, ao precisar realizar dois procedimentos bancários, nos dias 15 e 18, ter ficado cerca duas horas na fila em cada dia para ser atendido, tendo que cancelar inclusive compromissos marcados antecipadamente por causa do tempo perdido do banco, e vale salientar que o movimento nestes dois dias no banco nem era tão grande. E foi quando esperava a reclamação ser protocolada na prefeitura, que fomos informados do início da ação fiscalizatória. Esperamos que, assim como eu, muitos outros clientes dos bancos locais façam o mesmo. Se cada um fizer seu papel, muita coisa pode mudar.

 A ouvidoria do município funciona das 8 às 14 horas na sede do Paço Municipal.

Bahia Acontece

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