Aumentam casos de resistência do vírus HIV a remédios, alerta OMS


Relatório chama a atenção para as mutações do vírus

Uma nova pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para uma tendência crescente de resistência do vírus HIV/Aids às drogas disponíveis para tratamento.
A OMS divulgou ontem um relatório, com base em estudos feitos em 11 países na África, Ásia e América Latina. Em seis dos 11 países, mais de 10% das pessoas que começaram o tratamento antirretroviral contra o HIV, tinham uma cepa do vírus resistente a medicamentos do mercado.

Isso é causado por uma mutação na estrutura genética do vírus, o que impede a ação do remédio e o tratamento se torna ineficaz. Todos os medicamentos existentes contra vírus hoje correm o risco de se tornar parcialmente ou totalmente insuficientes contra a doença.
O Brasil está na lista dos países com registro de resistência do vírus em novos pacientes, mas com índice menor que 10%. Por enquanto, foram reportados 1.391 casos. A organização mundial de saúde diz que o crescimento dessas taxas, mesmo que ainda lento, poderia minar o progresso internacional no tratamento e prevenção da doença.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário