.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)


22/02/11-16ª DIRES APRESENTA EM CARREATA AMBULÂNCIAS DO SAMÚ REGIONAL.

A 16ª DIRES realizou uma carreata pelas ruas de Jacobina com as 10 ambulâncias enviadas pelo governo do estado para implantação do serviço SAMÚ 192 regional.
Dez ambulâncias, duas avançadas e oito básicas, foram disponibilizadas para os municípios de Jacobina, Ourolândia, Mairí, Várzea do Pôço, Morro do Chapéu, Piritiba, Capim Grosso e Caldeirão Grande. Entretanto, o serviço ainda não será disponibilizado para a população destas cidades pelo fato da Central de Regulação do SAMÚ ainda não ter sido implantada. E justamente para se discutir este ponto foi realizada uma reunião que aconteceu antes da carreata com os secretários de saúde de doze dos dezenove municípios que compõem o CGMR, "Colegiado de Gestão da Micro Regional" . Visto que Jacobina, segundo os presentes, até o momento não demonstrou nenhum interesse em assumir de fato a implantação da central, uma segunda alternativa foi apresentada para que o serviço do SAMÚ possa funcionar o mais breve possível, pois as ambulâncias só poderão entrar em funcionamento após o impasse ser resolvido. Depois de muitas ponderações ficou decidido que o colegiado proporá ao governo do estado que a central de regulação seja instalada na cidade de Morro do Chapéu. Que seja solicitado ao município de Jacobina a devolução de forma oficial ao Ministério da Saúde os recursos disponibilizados pelo governo para instalação da central que até agora não foram utilizados, e que estes sejam redirecionados para o município do Morro. Também será pedido um remanejamento dos recursos disponibilizados pela PPI, " Pactuação Programada Integrada", que são repassados pelos municípios da região à Jacobina para realização de procedimentos médicos de baixa e média complexidade, uma vez que há um descontentamento geral dos secretários municipais com o tratamento dispensado por Jacobina ao municípios circunvizinhos que fazem parte do colegiado da 16ª DIRES. Para viabilizar a instalação da regional no Morro, que significaria uma despesa considerável aos cofres do município, os secretários se mostraram dispostos até mesmo a ratear as despesas de instalação e funcionamento da unidade.
Ao final da reunião , todos sairam em carreata, que contou também com a participação dos representantes do movimento " Jacobina agoniza".

OUÇA A ENTREVISTA EM QUE IVONILDO DOURADO, SEC. DE SAÚDE DE CAPIM GROSSO, EXPLICA OS MOTIVOS PELO QUAL O COLEGIADO DECIDIU POR SOLICITAR AO GOVERNO DO ESTADO A IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL EM MORRO DO CHAPÉU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário