Guarda Civil Municipal de Jacobina apreende 06 motocicletas nos distritos de Lages do Batata e Caatinga do Moura

 


No último final de semana, dias 19, 20 e 21 de junho de 2026 a Guarda Civil Municipal de Jacobina, através das equipes que trabalham nos distritos de Lages do Batata e Caatinga do Moura apreenderam 06 motocicletas que vinham causando transtornos nos distritos citados, devido os condutores das motocicletas estarem praticando direção perigosa "dando grau", sem habilitação, com descarga adulterada... as motocicletas foram encaminhados para o Pátio Nordeste, ficando a disposição dos proprietários para regularização e retirada. Está ação reforça o compromisso da Guarda Civil Municipal de Jacobina em manter a paz e a tranquilidade na sede e nos distritos da nossa cidade, garantindo mais qualidade de vida para a população 


Guarda Civil Municipal, Patrulheira, Protetora e Amiga!


Conta de água fica mais cara na Bahia; veja o novo valor da tarifa e quando começa

 



O Diário Oficial do Estado publicou no último sábado, 20, o ajuste tarifário anual da conta de água e esgoto na Bahia. A aprovação do aumento pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) entra em vigor a partir do dia 20 de julho.

O reajuste aprovado foi de 3,57%, o que gera um tarifa com acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. Este será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.



O que muda

A tarifa mínima, que equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social.

Já na categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.



Sobre o reajuste

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica e equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Time baiano afasta jogadores após goleada de 7 a 0 e suspeita de manipulação de resultados

 

Clube usará cinco jogadores da base nos próximos jogos para suprir as ausências



A partida entre Grapiúna e Feira FC pela sétima rodada da Série B do Baianão terminou em goleada, e em confusão. O Grapiúna afastou cinco jogadores do elenco profissional após suspeitas de possível manipulação de resultado na derrota por 7 a 0. 

Em comunicado publicado nas redes sociais, o Grapiúna afirmou que a medida foi tomada após suspeitas relacionadas ao confronto contra o Feira FC. 

A decisão foi anunciada pelo clube na quinta-feira, 18, mas sem divulgar a identidade dos atletas afastados. Para recompor o grupo na reta final da primeira fase, o clube informou que cinco jogadores da equipe sub-20 serão incorporados ao elenco principal.

"O presidente do Grapiúna, Álvaro, anunciou o afastamento de cinco atletas do elenco profissional que disputa a Série B do Campeonato Baiano. A decisão foi tomada após suspeitas de manipulação de resultado na partida contra o Feira de Santana", informou o clube em nota.

Pé de servidor que amputou o próprio membro para receber R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da mochila dele

 


O pé do servidor público que tentou fraudar seguradoras após amputar o próprio membro para tentar receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da mochila dele, a cerca de 350 metros do local onde ele foi socorrido, na zona rural de São Gonçalo dos Campos.

O homem disse à polícia ter perdido o membro durante um assalto seguido de sequestro. Dentro da bolsa estavam todos os pertences que ele afirmou terem sido levados pelos assaltantes, além do pé amputado.


Servidor público havia contratado quatro seguros um mês antes


O fato chamou a atenção dos investigadores porque contrariava a versão apresentada pelo servidor, que afirmou ter tido o celular, o relógio e outros bens roubados durante a ação criminosa.

Vanderley dos Santos Gomes atuava na cidade de Amélia Rodrigues, no Recôncavo baiano, e foi condenado a cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590.

PMBA apreende mais de 4 kg de drogas durante policiamento dos festejos juninos em Miguel Calmon

 


A Polícia Militar da Bahia informa que, durante o policiamento ostensivo realizado nos festejos juninos do município de Miguel Calmon, policiais militares do 29º Batalhão apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes no bairro Populares, zona urbana da cidade.

A ação teve início após equipes do 1º Pelotão identificarem movimentação suspeita na localidade e solicitarem apoio de uma guarnição da CIPE Semiárido, que atuava na região entre os municípios de Miguel Calmon e Morro do Chapéu.



Durante as diligências, dois indivíduos foram avistados em uma estrada vicinal e, ao perceberem a presença policial, fugiram em direção a uma área de mata. Na continuidade das buscas, os policiais localizaram uma sacola contendo substâncias entorpecentes e uma balança de precisão.


Material apreendido:

◼️ 3,177 kg de substância análoga à cocaína;

◼️ 1,052 kg de substância análoga ao crack;

◼️ 57 g de substância análoga à maconha;

◼️ 01 balança de precisão.


Apesar das buscas realizadas na região, os suspeitos não foram localizados.

Detran-BA promove leilões com mais de 2,3 mil lotes de veículos em Jacobina e diversas cidades do interior

 



Quem está em busca de uma oportunidade para comprar carro, motocicleta ou sucatas aproveitáveis, com preços atrativos já pode ficar de olho nos próximos leilões promovidos pelo Detran-BA. Ao todo, serão disponibilizados 2.395 lotes, distribuídos em 8 editais, em certames conduzidos por leiloeiros oficiais credenciados pela Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB).

Os leilões contemplam ao todo 23 cidades como Salvador, Brumado, Jacobina, Lauro de Freitas, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Simões Filho, Alagoinhas, Barreiras, Jequié, Irecê, Vitória da Conquista, Guanambi, Ilhéus, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Serrinha e Teixeira de Freitas. As sessões públicas para disputa ocorrerão de forma totalmente online, sempre a partir das 9h.

Pessoas físicas e jurídicas podem participar dos certames oferecidos pelo Departamento, desde que preencham os requisitos contidos nos editais. Os certames acontecem de forma online em datas e horários disponíveis nos editais. Uma das orientações de segurança do órgão é para os interessados estarem alerta e acompanhando o momento da disputa, que acontece com transmissão simultânea com a imagem do responsável pela condução do certame na plataforma do leiloeiro oficial.

Bandido invade casa e furta veículo no distrito de Brejo Grande, em Miguel Calmon

 


Na madrugada deste sábado, 20 de junho de 2026, um veículo Gol G5, da Volkswagen, foi furtado no distrito de Brejo Grande, no município de Miguel Calmon.

Segundo informações, um homem ainda não identificado invadiu uma residência, encontrou a chave do automóvel e levou o carro, que estava estacionado na rua.

Além do veículo, o suspeito também teria furtado uma televisão de 42 polegadas e uma caixa de som JBL, deixando o imóvel completamente revirado. A vítima pede que qualquer informação sobre o paradeiro do carro ou dos objetos furtados seja repassada pelo telefone 74 9.9851-6752.
Fonte: Augusto Urgente

Invasão Hacker: Ao menos alertas falsos da defesa Civil afetam milhões de pessoas no Brasil neste sábado, afirma governo




A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional afirmou que foram identificados ao menos 10 falsos alertas da Defesa Civil entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, atingindo milhões de pessoas. As mensagens foram enviadas para celulares de diversas regiões do país, mas ainda não há um balanço final de quantas pessoas ou estados foram atingidos. Os esclarecimentos foram prestados pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, em entrevista à imprensa neste sábado.

Segundo a Defesa Civil, a primeira notificação aconteceu no Paraná, mas também foram afetados os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Acre. Por volta de 1h30 de sábado, a plataforma foi desligada preventivamente.

A suspeita do governo é de que a invasão do sistema Defesa Civil Alerta foi provocado por um ataque hacker. A mensagem disparada foi do tipo "Alerta Extremo" e continha a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade. Em alguns aparelhos, a grafia no alerta recebido foi “misantropi4”.

Homem investigado por tráfico de drogas é preso em flagrante em Itaberaba




 Um homem, de 20 anos, investigado por tráfico de drogas, foi preso em flagrante na sexta-feira (19), no bairro São João, em Itaberaba. Cerca de 600 gramas de maconha, seis porções de LSD e outros materiais relacionados à atividade criminosa foram encontrados em posse do suspeito.

As diligências foram realizadas por policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Iaçu), com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Paraguaçu), vinculado à 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba).

Ataque de cães deixa 14 ovelhas mortas e 10 feridas em fazenda de Capim Grosso

 



Um ataque de cães ocorrido na madrugada desta sexta-feira (19) deixou um rastro de prejuízo e preocupação na zona rural de Capim Grosso. Ao todo, 14 ovelhas morreram e outras 10 ficaram feridas após serem atacadas na Fazenda Mata do Estado.

De acordo com o proprietário, os cães invadiram um curral murado e atacaram o rebanho durante a madrugada. As ovelhas feridas receberam atendimento, mas algumas ainda correm risco de morrer em decorrência dos ferimentos. Este não é um caso isolado. Criadores de ovinos e caprinos da região relatam que ataques semelhantes têm se tornado frequentes no município, gerando prejuízos econômicos e insegurança para quem depende da atividade pecuária.

Até o momento, não há informações sobre a origem ou os responsáveis pelos animais envolvidos no ataque.


Responsabilidade dos tutores

A legislação brasileira estabelece que os proprietários ou responsáveis por animais devem mantê-los sob vigilância e controle, evitando que causem danos a terceiros.

Veículo que transportava pacientes de Caldeirão Grande colide com animal na BR-407, em Pedras Altas

 


Um veículo do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) do município de Caldeirão Grande se envolveu em um acidente na madrugada desta quinta-feira (18), na BR-407, nas proximidades do distrito de Pedras Altas, em Capim Grosso.

Segundo informações apuradas, o acidente ocorreu por volta das 3h, quando o veículo colidiu com um animal que estava solto na pista. No automóvel estavam o motorista, dois pacientes e dois acompanhantes, que seguiam viagem para atendimento médico.

Apesar do impacto, todos os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves. As vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Capim Grosso, onde receberam assistência médica. Após avaliação, todos foram liberados e passam bem.

Ainda de acordo com as informações, cerca de cinco animais bovinos estavam soltos na rodovia no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a ocorrência.

O caso reforça o alerta sobre os riscos da presença de animais nas rodovias, situação que representa perigo constante para motoristas e passageiros. Além dos prejuízos materiais, acidentes desse tipo podem resultar em ferimentos graves e até mortes.

As autoridades alertam para a necessidade de fiscalização e da responsabilidade dos proprietários na guarda dos animais, a fim de evitar novos acidentes e garantir mais segurança nas estradas da região.

Fonte: Blog do Ril de Beto

JACOBINA: PMB APREENDE COCAÍNA E MACONHA NO DISTRITO DE NOVO PARAÍSO



Durante patrulhamento tático orientado pela inteligência no distrito de Novo Paraíso, a guarnição da Rondesp Chapada recebeu informações de que um indivíduo, com características físicas e vestimentas detalhadas, havia acabado de receber uma mochila contendo entorpecentes em uma rua específica.


Ao deslocar-se ao local, a equipe visualizou o suspeito com as exatas características descritas. Ao notar a aproximação da viatura, o indivíduo desobedeceu à ordem de parada, fugiu a pé, pulando o muro de uma residência, e tomou destino ignorado. Foram realizadas buscas e cerco perimetral, porém o suspeito não foi localizado.

Durante varredura minuciosa no trajeto da fuga, a guarnição localizou a mochila que havia sido escondida pelo indivíduo em uma lixeira

Caminhão pega fogo entre Novo Paraíso e Junco, em Jacobina

 



Um caminhão foi completamente tomado pelas chamas na tarde desta sexta-feira (19/06/2026), na BR-324, entre o distrito do Junco e o distrito de Novo Paraíso, no município de Jacobina.

Imagens registradas por populares mostram o veículo em chamas às margens da rodovia, enquanto motoristas que passavam pelo local acompanhavam a ocorrência. A fumaça pôde ser vista a longa distância, chamando a atenção de quem trafegava pela região. Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre as causas do incêndio. Também não foi confirmado se houve feridos. Motoristas que transitam pelo trecho devem redobrar a atenção devido à movimentação de veículos e curiosos.


Fonte: Otto Moreno

Mulher sofre fratura na perna após queda em calçada no centro de Capim Grosso

 



 Uma mulher sofreu uma fratura na perna após cair em uma calçada na praça da feira livre no centro de Capim Grosso. 

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, a vítima tentava subir na calçada quando se desequilibrou e acabou batendo a perna na quina da estrutura, sofrendo uma fratura. Populares que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros e encaminhou a mulher para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capim Grosso.

O caso reacende o debate sobre as condições das calçadas e a acessibilidade para pedestres no município. Segundo relatos de moradores, este não é um episódio isolado. Quedas, escorregões e tropeços em passeios irregulares são frequentes, principalmente nas áreas de maior circulação de pessoas, como a Praça da Feira e as principais avenidas da cidade. Uma caminhada pelo centro é suficiente para identificar a falta de padronização das calçadas, situação que compromete a mobilidade urbana e aumenta os riscos de acidentes, especialmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Servidor público é condenado após amputar o próprio pé para receber indenização de R$ 1,5 milhão de seguradoras na Bahia

 



Um servidor público de Amélia Rodrigues, no Recôncavo da Bahia, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto, com substituição da pena por medidas restritivas de direitos, por fraudar companhias de seguro após amputar o próprio pé para tentar receber uma indenização de R$ 1,5 milhão.

O caso ocorreu em 2019, mas o homem foi condenado em 2025. Conforme decisão da Vara de Execuções Penais de São Gonçalo dos Campos, Vanderley dos Santos Gomes deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590.

A pena começou a ser cumprida em maio deste ano. O condenado tentou levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não conseguiu.

Operação pré-São João prende mais de 600 foragidos e apreende uma tonelada de fogos clandestinos

 



Mais de 15 dias de ações realizadas por unidades de diversos departamentos e coordenações da Polícia Civil da Bahia, desde o início do mês de junho até esta sexta-feira (19/06/2026), resultaram em 616 prisões de foragidos da justiça, envolvidos com diversos crimes, em Salvador e diversas regiões do estado, no âmbito da Operação Malhas da Lei. 

No mesmo período, a Operação em Chamas apreendeu uma tonelada de fogos de artifício, irregulares.

A Operação em Chamas é realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio do CFPC, e conta com o apoio Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Exército Brasileiro (EB), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Conselho Regional de Química (CRQ-BA), do Ministério Público da Bahia (MPBA), da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), e Secretarias Municipais.



Ascom-PCBA

Comandante da CIPE SEMIÁRIDO é agraciado com a Medalha Tiradentes

 



A condecoração simboliza o reconhecimento do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria da Segurança Pública aos policiais militares que, com profissionalismo, dedicação e espírito de servir, contribuem diariamente para o fortalecimento da segurança pública e a proteção da sociedade baiana.


*O Comandante da CIPE SEMIARIDO divide este título com todos integrantes da UOE, pelo empenho e pelos resultados alcançados, ao tempo que gradece ao Cel PM Ricardo Santana, Comandante do CPE pela indicação, ao Comandante Geral da PMBA, Coronel Magalhães por ratificar o nome e ao Secretário de Segurança Publica, Marcelo Werner, por conceder a honraria, reafirmando o compromisso da Polícia Militar da Bahia e SSP com a valorização dos profissionais de Segurança Pública.



Mais Política 

6ºBatalhão conduz indivíduos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Senhor do Bonfim-BA

 



Por volta das 19h30min dessa quinta-feira (18) , guarnições do 6º Batalhão de Polícia Militar em rondas ostensivas no Bairro Bonfim lll, Senhor do Bonfim-BA, avistaram 04( quatro) indivíduos em atitude suspeita, próximos ao colégio Nívea Seixas, os quais ao receberem voz de abordagem empreenderam fuga, contudo um dos indivíduos foi alcançado e durante a busca pessoal foi encontrado na sua cintura um revólver calibre .38.

Os outros elementos pularam o muro de algumas residências durante a fuga, momento em que as Guarnições fizeram o cerco e conseguiram alcança-los.


Durante a abordagem foi localizado no interior de uma sacola:

- 54( cinquenta e quatro) papelotes de maconha;

•40 ( quarenta) papelote de cocaína;

- A quantia de R$ 710,00( setecentos e dez reais) em espécie;

- ⁠12( doze) notas de R$, 20,00( vinte reais) , 02( duas) notas de R$100,00( cem reais) e 05( cinco) notas de R$ 50( cinquenta reais) em espécie.


No trajeto por onde os indivíduos correram também foram encontrado 02( dois) celulares de marca Samsung, porém nenhum dos indivíduos reconheceu a propriedade dos aparelhos.

PMBA apreende arma de fogo e munições em Curaçá (BA)

 



Na tarde desta quinta-feira (18), policiais militares da CIPE Caatinga apreenderam uma arma de fogo e munições, em Curaçá (BA).

Durante patrulhamento na Orla Fluvial no Centro de Curaçá-BA, os policiais militares visualizaram indivíduos em atitudes suspeitas. Depois de realizada a abordagem e em continuidade à ação, durante varredura nas imediações, o efetivo localizou, a aproximadamente 20 metros do último quiosque abordado, uma pochete de cor preta escondida em meio à vegetação contendo um revólver calibre .38, trinta e cinco munições intactas de calibre .38 e um coldre.

Diante dos fatos, todo o material apreendido foi encaminhado e apresentado na Delegacia Territorial de Curaçá (BA) para adoção das medidas legais cabíveis.

Regulação: Jovem com fratura na coluna aguarda transferência hospitalar há cinco dias em Jacobina

 

Vítima de acidente de trânsito, Emily Vitória de Jesus Oliveira sofreu fraturas na coluna lombar e no rosto e aguarda vaga pelo sistema de regulação desde o dia 13 de junho.


Uma jovem de 21 anos está vivendo dias de dor e incerteza enquanto aguarda uma transferência hospitalar pelo sistema de regulação do Estado da Bahia. Internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Josefa Maia da Silva, em Jacobina, desde o último dia 13 de junho, Emily Vitória de Jesus Oliveira permanece à espera de uma vaga em uma unidade especializada para receber o tratamento de que necessita com urgência.

Segundo familiares, a jovem foi vítima de um acidente de trânsito e sofreu fratura na coluna lombar e fratura facial. O quadro exige internação ortopédica e avaliação neurocirúrgica especializada, mas, até esta quinta-feira (18), ela seguia aguardando transferência por meio da Central Estadual de Regulação.

A espera tem sido marcada por angústia e sofrimento para toda a família. Sem poder oferecer o tratamento especializado necessário na unidade onde está internada, os parentes acompanham diariamente a evolução do quadro clínico da jovem e temem um agravamento do seu estado de saúde. O pedido de regulação foi registrado sob o protocolo nº 4933688.

Irmãos são presos acusados de matar estudante por vingança. Jovens acreditavam que o rapaz seria suposto autor do homicídio do pai



 

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de um aluno do Grau Técnico de 26 anos, identificado como Michael Batista Aquilino, executado a tiros na noite da última quarta-feira (17) em frente à unidade na Rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. 

Um dos suspeitos de participar do crime foi preso em flagrante logo após a ação, após a moto em que ele estava na garupa sofrer um acidente na fuga

De acordo com a Polícia, o crime aconteceu por volta das 21h21. Michael usava a farda da instituição de ensino e tinha acabado de largar quando dois homens chegaram em uma motocicleta modelo Pop 100, de cor branca.

Câmeras de segurança mostram o momento em que o garupa da motocicleta desce do veículo, caminha em direção à vítima e, em seguida, efetua diversos disparos de arma de fogo.


VEJA VÍDEO AQUI


Michael não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes de receber socorro. Os suspeitos fugiram após o crime.

A área foi isolada pela Polícia Militar de Pernambuco para os trabalhos de perícia do Instituto de Criminalística (IC). O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Policia prende 2 mulheres acusadas de usar aplicativos de relacionamentos para roubar vítimas sob ameaça



Durante Operação Verdadeiro Encontro, deflagrada nesta quinta-feira (18), quatro suspeitos investigados por extorsão qualificada mediante restrição da liberdade em Salvador foram presas, emtre elas duas mulheres trans, acusadas de usar aplicativos de relacionamentos para atrair vítimas . Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão nos bairros da Liberdade e de São Cristóvão.

Os quatro suspeitos são investigados por integrar um grupo criminoso responsável por atrair vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e anúncios em plataformas digitais para, posteriormente, praticar extorsões.

Entre os presos estão dois homens e duas mulheres trans. Na Liberdade, foram capturados um homem de 22 anos e uma mulher trans de 22 anos. Em São Cristóvão, foram presos um homem de 18 anos e uma mulher trans de 21 anos. Outras três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos, ouvidas e liberadas.




Durante o cumprimento das medidas judiciais, os policiais apreenderam um simulacro de fuzil, uma capa de colete balístico, maquinetas de cartão, aparelhos celulares, notebook, pen drives e documentos que serão analisados no decorrer das investigações.

Internado: Carlos Alberto Parreira está na UTI e respira com ajuda de aparelhos

 



O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, da Rede Américas, na Zona Oeste do Rio, com um quadro de inflamação pulmonar.

Segundo boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (18), o treinador respira com auxílio de aparelhos e está estável. Não há previsão de alta da UTI para o quarto.

A família de Parreira agradeceu as manifestações de apoio recebidas após a divulgação da internação.

O ex-técnico foi internado na unidade de saúde, localizada na Barra da Tijuca, e o hospital já havia confirmado o atendimento, mas sem detalhar o estado clínico do treinador.

Júri condena ex-PMs acusados pela morte de Geovane Mascarenhas em Salvador

 



Os ex-policiais militares Jesimiel da Silva Resende e Cláudio Bonfim Borges foram condenados na madrugada desta sexta-feira, dia 19, pelo Tribunal do Júri a mais de 20 anos de prisão pelo homicídio de Geovane Mascarenhas de Santana, encontrado mutilado no dia 2 de agosto de 2014, em via pública, no bairro da Calçada, subúrbio de Salvador.  

Jesimiel foi sentenciado a 25 anos, 3 meses e 15 dias de prisão pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, roubo e ocultação de cadáver. O réu cumprirá a pena em regime inicial fechado. Já Cláudio Bonfim foi condenado a 20 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e roubo. O réu cumprirá a pena em regime inicial fechado.

O julgamento ocorreu durante dois dias no Fórum Ruy Barbosa. Jesimiel da Silva Resende foi condenado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, roubo e ocultação de cadáver, e Cláudio Bonfim Borges por homicídio qualificado e roubo. 

A acusação do Ministério Público da Bahia (MPBA), sustentada pelos promotores de Justiça Áviner Rocha, Cássio Marcelo e Luciano Assis, também resultou na condenação do ex-PM Jailson Gomes Oliveira pelo crime de roubo a seis anos e quatro meses de prisão, que cumprirá em regime semiaberto. 

Jacobina recebe R$ 650 mil para execução de ações de Defesa Civil

 


O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, destinou R$ 650.487,75 para o município de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina, realizar ações de proteção e defesa civil. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18).

Jacobina é um dos municípios baianos que estão em estado de emergência por conta das chuvas e devido à gravidade da situação, o Governo Federal determinou a execução do valor em até 180 dias.

O momento mais crítico foi no mês de março, quando o estado de emergência foi decretado. Até o dia 6 do mês, o município já havia registrado 230 milímetros de chuva. A forte precipitação fez com que o Rio do Ouro transbordasse, prejudicando diversos cidadão. Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas.

29º BPM conquista o 1º lugar em apreensões de armas de fogo no interior da Bahia

 




O 29º Batalhão de Polícia Militar alcançou o primeiro lugar no ranking de apreensões de armas de fogo entre as Unidades do interior do Estado da Bahia, conforme dados oficiais do Sistema de Produção Operacional.

O resultado reflete o comprometimento, a dedicação e o profissionalismo dos policiais militares que atuam diariamente na área de responsabilidade da Unidade, desenvolvendo ações preventivas e repressivas voltadas ao enfrentamento da criminalidade e à preservação da ordem pública.

Com 59 armas de fogo retiradas de circulação, o 29º BPM lidera o ranking estadual do interior, contribuindo diretamente para a redução da violência e para o fortalecimento da sensação de segurança da população.

Boa notícia: Jovem que estava desaparecida na região de Jacobina é localizada por familiares

 


Familiares da jovem Amanda Rampazzo Alexandre, 29 anos, que estava desaparecida em Jacobina respiram aliviados, isso porque, depois de vários dias de buscas finalmente ela foi localizada . Em contato com o nosso portal de notícias um de seus familiares informou que, Amanda entrou em contato com a família informando onde estava. Da pessoa de sair daqui assim que soube das buscas a Amanda ligou para a mãe e disse que estava na cidade de Iguatu. Ela justificou que não conseguiu avisar aos familiares porque quando saiu de Jacobina teria perdido o celular. A jovem teria relatado que foi para um acampamento da região e assim que a avisaram ontem que muitas pessoas estavam à sua procura ela entrou o contato com a família através do celular de um amigo para alívio de todos.

Os familiares agradecem a todos que contribuíram na sua localização. 


Bahia Acontece 

Educação do campo fortalece protagonismo juvenil e valoriza saberes rurais em Jacobina

Programa Despertar promove formação cidadã, sustentabilidade e desenvolvimento de lideranças estudantis nas comunidades rurais do município 


A Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na última terça-feira (16) um momento especial com os estudantes participantes do Programa Despertar, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a educação do campo, a valorização dos saberes rurais e a formação cidadã de crianças e adolescentes das comunidades do interior.

Durante a solenidade, os estudantes que atuam como Agentes Despertar receberam seus kits de identificação, compostos por camisa, bolsa, garrafa e boné. A entrega dos materiais representa o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos jovens ao programa e o reconhecimento do importante papel que desempenham em suas escolas e comunidades.



Na ocasião, a prefeita Valdice Castro realizou a assinatura do Termo de Posse dos estudantes, oficializando a atuação dos jovens como agentes multiplicadores de conhecimento, cidadania e desenvolvimento sustentável nas localidades onde vivem.

Caso Master: PF investiga se Jaques Wagner recebeu R$ 3,5 milhões e apartamento de luxo em Salvador

 



Decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na representação da Polícia Federal, que autorizou a "9ª fase da Operação Compliance Zero", deflagrada nesta quinta-feira (18), revela detalhes das suspeitas que pesam sobre o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.

A investigação, que apura um esquema bilionário de fraudes e corrupção ligado ao Banco Master, aponta que o parlamentar teria recebido uma série de vantagens indevidas em troca de atuação política no Congresso Nacional como um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões (entenda mais abaixo).

A TV Globo procurou a assessoria do senador, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Segundo informações obtidas pela TV Globo e que constam nos autos, o foco central desta fase é a relação de proximidade entre Jaques Wagner e o ex-banqueiro Augusto Lima, dono do Banco Pleno e apontado como aliado estratégico de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

POLÍCIA CIVIL NO AMBITO DA OPERACAO STRIKE AVANÇA NA ELUCIDAÇÃO DE HOMICÍDIO DE EMPRESÁRIA EM JACOBINA, PRENDE SUSPEITOS E APONTA CRIME COMO POSSÍVEL RETALIAÇÃO À MORTE DO EX-COMPANHEIRO

 



A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Jacobina e da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Jacobina), avançou significativamente nas investigações sobre o homicídio da empresária MARIANE JESUS DA CRUZ, de 35 anos, executada a tiros no dia 2 de agosto de 2025, no bairro Mundo Novo, em Jacobina.

As investigações apontam que o crime está relacionado a disputas internas envolvendo uma organização criminosa que atuava na região e que era liderada por CEZAR NATIVO DE OLIVEIRA NETO após a morte de UBIRAJARA FERREIRA REQUIÃO, conhecido como “Bira”.








Em março de 2025, CEZAR foi assassinado no município de Ubatuba (SP). O homicídio chamou a atenção de integrantes da organização criminosa porque a vítima encontrava-se distante de Jacobina, adotando medidas para ocultar sua localização e compartilhando seu paradeiro com pouquíssimas pessoas. A circunstância levantou suspeitas de que alguém próximo teria repassado informações aos executores.


No curso das investigações, surgiram elementos indicando que MARIANE poderia ter participado do planejamento da morte de CEZAR. Segundo apurado pela Polícia Civil, E.M.R., integrante do grupo criminoso e pessoa próxima ao antigo líder, teria conseguido acessar dados armazenados no aparelho celular de MARIANE e, a partir dessas informações, passado a sustentar que ela teria fornecido aos executores detalhes sobre a localização de CEZAR, figurando como possível mandante do crime.


A descoberta provocou forte revolta entre integrantes da organização criminosa. Mensagens obtidas durante as investigações mostram que E.M.R. passou a responsabilizar MARIANE pela morte de CEZAR e a atribuir a ela interesse no patrimônio deixado por ele. Os diálogos revelam um crescente sentimento de vingança, incluindo referências ao desejo de queimá-la viva. Em diversas conversas, E.M.R. demonstrava convicção de que a vítima seria morta, chegando a afirmar que ela já estaria "fedendo" sem saber, em clara alusão a uma execução que, segundo ele, estava por vir.


As investigações também revelaram que E.M.R. passou a monitorar a rotina de MARIANE em Jacobina. Parte significativa dessas informações era obtida por intermédio de Y.S.S., que enviava fotografias atualizadas da vítima, informava seus deslocamentos, locais frequentados e outros detalhes de sua movimentação cotidiana. Os diálogos analisados demonstram que o acompanhamento da rotina da empresária intensificou-se nos dias que antecederam o crime.


De acordo com a Polícia Civil, os elementos reunidos indicam que o homicídio de MARIANE foi planejado como uma retaliação pela morte de CEZAR. As provas apontam que E.M.R. teria atuado na articulação da ação criminosa, contando com o auxílio de Y.S.S. no monitoramento da vítima e com a participação de M.W.F.S. na execução do crime.


Com base nos elementos reunidos, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos investigados. Os pedidos foram deferidos pela Justiça e os mandados cumpridos na data de hoje.