Acija busca apoio da Câmara de Vereadores para instalação de depósito da Conab em Jacobina

Documento foi entregue ao presidente da Câmara

A Associação Comercial e Industrial de Jacobina - Acija, por meio de sua Comissão do Agronegócio/Meio Ambiente, enviou ao presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Noelson Oliveira, um ofício, a fim de buscar apoio do Poder Legislativo na busca pela instalação de um depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), na cidade. No documento, a entidade mostra a importância do milho neste momento de grande estiagem, confira na íntegra:

"Prezado Senhor,

Nós Diretores da ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacobina, preocupados e solidários com os Produtores Rurais do Município e Região, que sofrem com a prolongada estiagem que vem dizimando pastagens, lavouras e rebanhos, de forma ininterrupta desde 2012, mais intensa a partir de meados de 2016,  provocando fragilidade e empobrecimento da atividade agropecuária na Região;  vimos solicitar a V. Sª que envide esforços junto ao Governo Estadual e Federal para a Instalação urgente de um Polo (Depósito)  Emergencial da CONAB no Município, a exemplo do que já ocorrera no ano de 2013, quando foi instalado um Polo de distribuição no Distrito de Lages do Batata, servindo à toda Região.

O pleito é justo sim, Senhor Presidente e será uma demonstração não só de responsabilidade social e mais,  de  respeito à Família Rural, que impotente assiste a degradação da sua atividade principal e/ou secundária.

A instalação do POLO em Jacobina facilitará a logística para a aquisição do milho, cereal rico, que deverá ser subsidiado pelo Governo, pois além de compor os Estoques Reguladores do governo federal,  deverá ser  utilizado na alimentação animal, salvando assim o Gado (Bovino, Caprino/Ovino, Suínos e os Equídeos, além das Aves) ainda existente na Região da morte eminente, devido à longa seca.

Lembramos que ao aderirmos a esse chamamento de importância pública, estaremos cumprindo com o nosso dever de cidadão; denotando compromisso e responsabilidade com os produtores rurais, que têm insistido e demonstrado acreditar no potencial produtivo agropecuário de forma corajosa, mesmo ainda estando sozinhos.

Em tempo lembramos que faz-se  necessário intervenção governamental já, para minimizar todo esse sofrimento e no oportuno, chamamos atenção, que projetos estruturantes principalmente visando acumular água (desassoreamentos e ampliação dos Tanques Comunitários;  além dos  particulares que devem  ser subsidiados, e a  contrapartida deve ser num percentual mínimo, para incentivá-los a continuar na atividade) desassoreamento Barragem da Sapucaia e da Lagoa de Antônio Teixeira Sobrinho, com implantação e recuperação da mata ciliar, e as barragens, essas devem ter a elevação dos Taludes (lembramos que a de Cachoeira Grande e a de Pindobaçu, os  custo devem  ser  bastante reduzido, pois as terras à montante já foram desapropriadas e pertencem ao Governo) para armazenar mais e permitir distribuir o líquido essencial à vida na Terra; essa ação  deve ser urgentemente priorizada, objetivando a captação de recursos, que podem ser liberados através também das Emendas Parlamentares, enquanto perdurar o estado de emergência decretado pelo Município.

Façamos isto Senhor Noelson Oliveira".

Assinaram o documento o presidente da Acija, Artur Teixeira Pereira; o presidente da Comissão do Agronegócio/Meio Ambiente, André Luiz Souza Mangabeira; membros da comissão: Vlamir Oliveira F. Mendes, Sheila Fonseca, Geraldo Oliveira Souza, Roberto Jacobina Vieira, Acácio Valério M. de Brito e João Cesar P. dos Santos

Da Assessoria de Comunicação da Acija

Nenhum comentário:

Postar um comentário