01/04/2021
COPENHAGEN, 1 ABR (ANSA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou de “inaceitável” a lentidão da vacinação anti-Covid na Europa e alertou para os efeitos da terceira onda da doença em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (1º).
“A lentidão da vacinação prolonga a pandemia. As vacinas não apenas funcionam, como também são altamente efetivas em prevenir a infecção. Porém, a aplicação de vacinas está inaceitavelmente lenta. E, enquanto a cobertura permanecer baixa, nós precisaremos aplicar as mesmas medidas públicas de saúde e sociais que usamos no passado, para compensar os atrasos”, disse o diretor para a Europa da OMS, Hans Kluge.
“Deixe-me ser claro: nós precisamos acelerar o processo aumentando a produção, reduzindo barreiras para administrar vacinas, e usar cada dose que nós temos em estoque, agora”, acrescentou no longo comunicado.
A OMS ressalta que, em números totais, apenas 10% dos moradores da Europa receberam ao menos uma dose das vacinas disponíveis e que 4% está totalmente imunizado com as duas doses necessárias.
Citando os dados atuais, a nota diz que na última semana os casos de Covid-19 voltaram a aumentar na maior parte dos países da Europa, com 1,6 milhão de novos contágios e cerca de 24 mil mortes, mantendo a região como a segunda mais afetada no mundo na pandemia de coronavírus Sars-CoV-2. Ao todo, o continente se aproxima de um milhão de vítimas e cerca de 45 milhões de contaminações.
https://istoe.com.br/oms-classifica-de-inaceitavel-lentidao-de-vacinacao-na-europa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário