Catedral de Feira de Santana é arrombada e ladrões levam dinheiro de festa


image


A Catedral de Santana, igreja matriz de Feira de Santana, foi arrombada na madrugada deste domingo (29). Os bandidos roubaram pouco mais de R$ 2 mil que estavam guardados em uma gaveta da sacristia. Nenhuma imagem foi roubada.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Feira de Santana e a igreja já passou por perícia. Segundo Raimundo Alves Carneiro, sacristão da igreja, os ladrões entraram por uma janela lateral da igreja. Ele acredita que os bandidos já conheciam bem a igreja.

"Parece que ele (o ladrão) entrou e olhou antes, quando a igreja estava aberta, porque escolheram uma janela que estava mais frágil, meio quebrada", explica. "Eu acho que ele já conhecia, porque a igreja é pública, todo mundo entra, olha, anda por aqui", acrescenta. A janela foi arrombada com uma barra de ferro.

Raimundo foi a primeira pessoa a chegar à igreja pela manhã, por volta das 6h, para preparar a missa das 7h. Segundo ele, assim que olhou a sacristia notou que algo estava errado. "Estava tudo bagunçado, revirado, muita coisa jogada no chão", diz. "Acho que estavam procurando mais dinheiro para levar. Mas graças a Deus não tocaram nas imagens, nem no sacrário".

Peritos da Polícia Civil já estiveram na igreja, segundo Raimundo. Uma câmera da prefeitura que fica atrás da igreja pode ajudar a investigação, mas ainda não se sabe se o aparelho está funcionando. "O perito mandou a gente procurar o secretário responsável para ver se as câmeras estão funcionando", diz o sacristão.
A quantia levada seria usada para a festa de Nossa Senhora da Santana, padroeira da cidade, que acontece de 17 a 26 de julho. Agora, a igreja está buscando arrecadar o valor com fiéis. "Quem quiser ajudar, pode procurar a sacristia", pede Raimundo. A igreja já foi arrombada antes, há mais de 15 anos - segundo Raimundo, o fato foi no começo de 1996.  A igreja está funcionando normalmente. (Informações do site Acorda Cidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário