Trabalhadores poderão fazer consultas sobre abono na internet


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31/07/16- O Ministério do Trabalho lançou na sexta-feira (29) uma ferramenta para informar aos trabalhadores sobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014.

Em um sistema disponível no portal do Ministério, as pessoas vão poder fazer consulta rápida para saber se têm direito ao benefício e como podem sacá-lo. Basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento, informou o governo.

Segundo o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, o objetivo da ferramenta é facilitar o acesso à informação sobre o abono salarial para elevar o percentual de trabalhadores beneficiados.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas com direito ao abono ainda não retiraram os recursos, no valor de um salário mínimo (R$ 880). No início deste mês, o governo prorrogou até 31 de agosto o prazo para que trabalhadores façam o saque do benefício referente ao ano-base de 2014. O prazo havia terminado em 30 de junho.
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Os recursos que não forem retirados até 31 de agosto voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para ter direito ao abono salarial de 2015 (ano-base 2014), o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

G1

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