Equipamentos da UTI Neonatal de Jacobina são retirados e denúncia é feita MP





Equipamentos da UTI Neonatal, adquiridos no final do ano passado e ainda sem uso, foram retirados das dependências do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), de Jacobina, na manhã desta quinta-feira, 09. A ação se deu por ordem da secretária da Saúde do Município, Mariana Rocha Valois, que encaminhou ofício ao Hospital Português (HP), gestor da unidade. O documento não explicou o motivo da remoção dos equipamentos nem o local de destino dos mesmos. A UTI Neonatal está sendo construída anexa ao HMATS.

O fato indignou o vereador Pedro Nascimento (PMDB), que formalizou, na tarde do mesmo dia, denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE). No documento, o edil destaca que o HMATS é o único hospital totalmente público do Município e a retirada dos aparelhos se deu de forma arbitrária, sem consulta popular, ficando a população à mercê do destino final desses equipamentos.

Pedro Nascimento frisou que os aparelhos foram transportados de forma irregular, o que poderia ocasionar algum problema quando do seu funcionamento. “Por serem equipamentos caros e sofisticados, merecem cuidados especiais para o transporte. No entanto, foram retirados por pessoas inabilitadas, sendo transferidos de forma precária, em cima de carrocerias, sem cuidado e zelo”.

“A população de Jacobina não pode aceitar nem um passo atrás nas conquistas e direitos assegurados à Saúde. Por isso, como cidadão e representante do povo, fiz a minha parte e protocolei denúncia junto ao Ministério Público, solicitando a devolução o mais rápido possível dos equipamentos para o Hospital Municipal, o único no município totalmente público”, disse o vereador à nossa reportagem.

Jacobina só foi contemplada com UTI Neonatal, com 25 leitos intermediários e "Canguru", graças a projeto elaborado e apresentado ao Governo Federal, que aprovou e financiou a obra. Além disso, a estrutura que está sendo criada com a construção do Centro de Parto Natural (CPN), também anexo ao HMATS, faz parte de uma rede que deve ser fortalecida, e não desmontada. O CPN de Jacobina tem investimento na ordem de R$ 1.300.000,00, recursos do Ministério da Saúde (MS), com contrapartida da Prefeitura, e será o segundo da Bahia. Além do município, apenas Salvador conta com esse importante aparelho de Saúde.

Diário da Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário