Jacobina: Tonéis para lixo hospitalar são reutilizados na Feira Livre




Após informações de um leitor que prefere não ser identificado, nossa equipe se dirigiu até a Feira Livre de Jacobina para apurar uma denúncia de saúde pública.

Segundo nosso leitor, tonéis de uso restrito a lixo hospitalar estavam sendo reutilizados para lixo comum na feira livre da cidade. Estas fotos foram tiradas na manhã desta sexta feira (26), no local, após constatarmos a veracidade da denúncia. Essas Bombonas pretas de 200 litros eram utilizadas pela Empresa Locar Saneamento Ambiental, na gestão anterior, onde uma equipe recolhia do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho todo material infectante, biológico e perfuro cortante.

Então, após rescisão contratual, suponhamos que a empresa MM que atende atualmente o município, tenha trazido seus próprios tonéis, descartando os que eram utilizados anteriormente. Porém, segundo o que nos foi informado, esses tonéis não poderiam ser reutilizados sem uma esterilização adequada para que se matassem todas as formas vegetativas, ou seja, bactérias capazes de transmitir doenças.
E o que nos foi passado é que apenas mangueira e água foram utilizadas para lavagem dos tonéis.

Outra denúncia, porém, não confirmada, é que alguns desses tonéis ainda estavam sendo utilizados em algumas casas como reservatório de água.


Todos os adesivos foram raspados,
adesivos estes que, eram iguais ao da foto acima

Vale ressaltar que encontramos desses tonéis espalhados por toda a feira livre, um ambiente construído único e exclusivamente para nos atender, de forma higiênica, em nossas necessidades alimentares. Sem contar que nosso centro de abastecimento já deveria estar dando exemplo à comunidade utilizando vasilhames de coleta seletiva, para assim, ajudar os catadores no seu trabalho de reciclagem. Fica a dica.

Diário da Chapada - Informação todo dia!
Por Igor Fagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário