A redação do BA viveu uma situação inusitada na manhã desta segunda-feira em Jacobina. Eram por volta das 9 horas quando um leitor do nosso portal entrou em contato conosco para pedir socorro para sua sogra, a qual ele relatou que a senhora, de 64 anos , estava passando mal no distrito do Junco, mas ele não conseguiu acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência por celular, pois a chamada não se completava.
O cidadão pediu que nós, de Jacobina, tentássemos acionar o SAMU, para que a equipe se deslocasse para o distrito Junco para socorrer sua sogra, que apresentou sintomas de estar infartando.
Nossa redação de imediato ligou para um número 192 mas, assim como aconteceu com o cidadão no Junco, também não conseguimos entrar em contato com a central do SAMU . Foram cerca de 15 tentativas e todas sem êxito .
Sem saída o cidadão deciciu vir de carro com sua sogra para Jacobina, e conseguiu atendimento na UPA da cidade.
Diante do problema vivido com relação ao número do SAMU Nossa redação entrou em contato com a Base Central do serviço, que fica localizado na cidade de Irecê, para tentar saber o que estava acontecendo com o número 192, no entanto a atendente disse que não houve nenhum tipo de problema com o número do serviço, e se não conseguimos falar com SAMU foi por culpa da operadora.
Nossa redação questionou se o órgão não tinha outro número para contato, caso isso voltasse a acontecer de novo e a resposta que tivemos é que o SAMU só atende pelo o 192, que não há outra maneira de se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Nossa redação insistiu mais uma vez em saber de que outra forma o cidadão poderia acionar a base do SAMU, pois a população não pode ficar à mercê de uma operadora de telefonia, levando em consideração de que realmente a culpa foi da telefonia, e diante da insistência do questionamento a atendente interrompeu o diálogo de forma Brusca e disse que iria transferir a ligação para a administração do órgão, mas após cerca de 15 minutos esperando sermos atendidos pela administração, a ligação simplesmente caiu e ficamos sem resposta.
Não é de hoje que a população de Jacobina e de outras cidades reclamam que o número do SAMU não funciona deixando uma lacuna no atendimento e é interessante que o órgão disponibilizasse um outro número fixo para que caso ocorra outro problema como vivenciado hoje por esse cidadão no distrito, o atendimento nao deixe de ser realizado, fica aqui a sugestão de nossa redação.
Emerson Rocha, Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário