.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Tremor de terra de magnitude 3,6 assusta moradores do distrito de Pilar em Jaguarari: Outros dois também ocorreram

 


Nesta última quarta-feira, dia 24 de julho, um tremor de terra foi registrado pelo LabSis/UFRN na região do distrito de Pilar, no município de Jaguarari/BA. O sismo ocorreu às 20h16 UTC (17h16, horário de Brasília), com magnitude preliminar calculada em 3.6 mR. Segundo relatos de moradores e trabalhadores de uma mina da região, o terremoto balançou casas, teve intensidade para destruir o forro do teto de algumas casas, além de ser possível escutar um forte estrondo.  

O LabSis/UFRN ressalta a importância do monitoramento sismológico que vem sendo realizado na região há mais de um ano. Nesse período, apenas esse tremor superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado, mas outros sismos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.

Após o abalo de magnitude 3.6 mR de ontem  outros dois sismos de menor intensidade foram registrados na região, um Ocorreu ainda na quarta-feira, 24,  de grandeza 1.7 mR, às 23h07 UTC (20h07, horário de Brasília), e outro ocorreu às 05h37 UTC (02h37, horário de Brasília), desta quinta , com magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.

 Os dois sismos secundários não tiveram impacto na estrutura de prédios e, até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.

Ressaltamos a importância do monitoramento sismológico que vem sendo realizado na região há mais de um ano. Nesse período, apenas esse tremor superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado, mas outros sismos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.

O último evento sísmico registrado no estado da Bahia foi anteriores aos de Jaguarari foi no dia 24 de julho, na região do município de Jacobina, quando um tremor de magnitude aproximada em 1.6 mR abalou a região.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário