O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste último domingo (18) que, a partir do dia 9 de fevereiro, cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o Brasil poderão receber a vacina contra a dengue, a Butantan-DV.
Segundo o ministro, a imunização será destinada a trabalhadores que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde e que fazem visitas domiciliares, sendo os primeiros a ter contato com pacientes com sintomas da doença.
“São profissionais que recebem os casos suspeitos e acompanham as famílias, por isso estão entre os mais expostos”, explicou Padilha.
A vacina brasileira protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e é aplicada em dose única. Estudos indicam eficácia geral de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra internações provocadas pela doença.
A medida faz parte das estratégias do Ministério da Saúde para reduzir o impacto da dengue, especialmente em períodos de maior circulação do mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:
Postar um comentário