“O objetivo do novo marco regulatório é trazer maior dinamismo à atividade de mineração no País, elevando a oferta de áreas e atraindo investimentos para a descoberta de novas jazidas” afirmou o secretário-adjunto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Telton Corrêa, nesta sexta-feira (27), no Encontro Regional da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, realizado na Bahia, para debater o novo Marco da Mineração (PL 5.807/2013 apensado ao PL 37/2011).
A Bahia se caracteriza pela diversidade de bens minerais distribuídos em seu território e está entre os estados com maior potencial de crescimento da indústria mineral no Brasil. Atualmente é o maior produtor nacional de nióbio, segundo maior produtor de cobre e terceiro em ouro e rochas ornamentais.
O desenvolvimento de novos projetos poderá elevar o estado da quinta para a terceira posição entre os produtores de bens minerais do País, atrás apenas de Minas Gerais e Pará.
Segundo Corrêa, a proposta incentiva à concorrência entre os agentes e o aumento da competividade nacional, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento regional e a interiorização da indústria no Brasil.
O Encontro Regional da Comissão Especial, realizado na Bahia, faz parte de uma série de audiências públicas e reuniões que ocorrem na Câmara dos Deputados, em Brasília, e em Comissões Especiais, em diversos estados, e visam oferecer e discutir as alterações propostas pela nova legislação que conduzirá o setor mineral brasileiro.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destina-se a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 37, de 2011, do deputado Welinton Prado (PT-MG), que determina, entre outros pontos, que a pesquisa e a lavra de minérios somente ocorram em regime de concessão, precedidas de licitação. A proposta tem como meta criar condições para que a pesquisa, a exploração e a comercialização de bens minerais sejam atividades mais eficientes, rentáveis e competitivas, além de assegurarem retorno maior à sociedade.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Cão-guia morre ao salvar filho do seu dono de ser atropelado
Um cão-guia morreu após salvar o filho do seu dono, de 4 anos, de ser atropelado nos Estados Unidos. De acordo com o jornal NY Daily News, Dave Furukawa, que é deficiente visual, levava seu filho para a escola ao lado do cão-guia Simon, quando o animal se jogou em cima da criança ao perceber que ela seria atropelada.
A reação do animal evitou que Dave e o filho se ferissem gravemente, mas Simon foi atingido pelo carro e não resistiu. O automóvel seguia em alta velocidade e avançou o sinal vermelho. Furukawa disse que o cão é "o melhor exemplo de amizade e lealdade que ele já conheceu".
Furukawa ao lado do filho ainda bebê e do cão-guia Simon (Foto: Reprodução | NY Daily News)
Jogadores do Vitória são acusados de estupro em Curitiba
Quatro jogadores do Vitória foram acusados de estupro por uma mulher de 44 anos, no início da manhã desta segunda-feira, 30, um dia após o triunfo do rubro-negro baiano sobre o Atlético-PR por 5 a 3 pelo Campeonato Brasileiro.
Segundo os primeiros relatos da imprensa paranaense, a mulher, de nome ainda não divulgado, jogou-se na frente de um carro por volta das 6h30 da manhã, ao sair do hotel Bourbon, onde teria sido violentada pelos jogadores do Vitória.
Conforme a versão da suposta vítima, ela estava em uma boate com uma amiga, que seria namorada de um dos jogadores do time baiano. De lá, foram de táxi para o hotel, onde sua amiga teria subido para o quarto com um dos jogadores. A mulher declarou que teria ficado no bar do hotel com os pais da namorada do atleta. Depois, ela subiu para um quarto do hotel com quatro jogadores.
No quarto é que, de acordo com a suposta vítima, os quatro jogadores teriam se revezado para estuprá-la. Após fugir do quarto, a mulher se jogou na frente de um carro, de propriedade do motorista Hamilton Carvalho.
"Ela se jogou no meu carro. Perguntei se estava louca e ela falou que tinha sido estuprada pelos jogadores do Vitória. Daí vi que era sério. Ela chorava muito e mostrou um hematoma no peito. Quando vi o cartão de hotel na mão dela fui até o Bourbon ver o que estava acontecendo", disse Hamilton em entrevista ao site Banda B.
Foram apresentados em coletiva de imprensa na 16ª COORPIN em Jacobina, Juscelina Pereira da Silva, de 28 anos, e José Carlos Cardoso dos Santos, de 57 anos, ambos acusados de matar o Sr Délcio Pereira de Araújo, em Cachoeira Grande, distrito de Jacobina.
Durante a coletiva os dois disseram que Délcio teria apontado uma espigarda pra eles e que reagiram a ameaça. José Carlos disse que Juscelina segurou a espingarda e ele jogou o comerciante no chão e o segurou até ele ficar desacordado, mas não queria matá-lo." Após ele desmaiar fui para casa e só depois vieram avisar que ele estava morto." Disse José Carlos. Juscelina disse também que quando viu que o marido estava morto tentou simular um latrocinio escondendo o dinheiro do bar do marido em um colchão da casa e um DVD em uma árvore no meio do mato. Quando questionados se eram amantes os dois negaram veementemente. Já o delegado diz que há contradicões na versão da dupla. " Eles foram surpreendidos juntos após a festa de aniversário do filho do casal em uma situação comprometedora e isso foi o estopim para que Délcio puxasse a espingarda. Delcio já vinha desconfiando de sua mulher, assim como sua família, que inclusive já tinha chamado a atenção dela sobre a situação. Despois da confusão em que Délciu caiu na frente da casa, a mulher teria segurado ele enquanto José Carlos o golpeava com uma pedra a sua cabeça. De início ela não revelou a participação de José Carlos , mas no decorrer das investigações ele foi citado e , em uma revista feitas por agentes do SI em sua residência encontramos as roupas que ele usou no crime escondidas em um balde de lixo. As peças tem manchas de sangue da vítima. Elas já foram encaminhadas para perícia. Um crime motivado por uma relação extra-conjugal no qual não temos mas dúvidas da participação dos acusados", disse o delegado.
Família da vítima lamenta em frente da delegacia |
Dona Silvani diz que família já desconfiava do caso entre Juscelina e José Carlos |
Juscelina e José Carlos negam que são amantes |
Corintiano baleado em Santo Estevão recebe alta e será levado para o Conjunto Penal de Feira de Santana
O torcedor do Corinthians baleado durante uma blitz na cidade de Santo Estêvão, na região de Feira de Santana, na Bahia, recebeu alta médica na tarde deste domingo (29).
Segundo informações do Hospital Clériston Andrade, onde ele estava internado, Raphael Machado já havia recebido alta na sexta-feira (27), mas retornou à unidade hospitalar no sábado (28) com dores na região onde foi atingido. Por conta disso, o médico do hospital preferiu manter o jovem em observação.
Ele deixou a sede do hospital por volta das 12h deste domingo e seguiu em uma viatura para o Complexo Policial Investigador Bandeira, onde aguarda para ser transferido para o Presídio Regional de Feira de Santana, onde ficará à disposição da Justiça.
Comparsa
Alex Nascimento da Silva, suspeito de participar da troca de tiros com policiais juntamente com Raphael Machado Castilho de Araújo, recebeu alta médica na quarta-feira (25), informou a Secretaria Estadual de Saúde na Bahia (Sesab). Ele estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde foi submetido a uma drenagem no tórax após ser baleado no conflito com a polícia.
No mesmo dia da alta, Alex foi encaminhado para Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, onde ficará custodiado no presídio.
Confissão
Raphael Machado Castilho de Araúj confessou em entrevista à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia, no dia 23 de setembro, ter efetuado disparos contra policiais. O caso aconteceu na na sexta-feira (21), quando ele e um colega foram baleados.
Raphael Machado estava entre os corintianos que ficaram detidos na Bolívia após a morte de um adolescente em um jogo realizado pela Libertadores no estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro.
Em entrevista ele afirma que, após se desentender com a mãe em São Paulo, se mudou para a Bahia, onde morava com o avô há pouco mais de um mês. No entanto, ele diz que também brigou com o avô e precisou alugar uma casa para morar sozinho na cidade de Santo Estêvão.
Segundo ele, devido às dificuldades financeiras, realizou um assalto para se sustentar. "Vendi meu celular. Só que só tinha o dinheiro do celular e ele foi para o aluguel da casa. Depois não tinha o que comer, não tinha nada em casa. Aí eu pedi para um menino arrumar um serviço pra mim e ele veio com essa ideia de assalto. Eu peguei e fui", afirma.
Segundo a Polícia Militar, Raphael e Alex Nascimento da Silva, seu colega, foram baleados porque um deles teria atirado contra uma viatura. A polícia afirma que a motocicleta na qual os dois estavam tem registro de roubo e foi apreendida, junto com um revólver que estaria com eles. Nenhum policial ficou ferido na troca de tiros.
"Eu estava atrás da moto e o menino estava pilotando. Ele se apavorou e eu fiquei apavorado porque os polícia [sic] veio mandando para eu parar, apontando a arma, e eu estava com a arma e nós tava [sic] com a moto roubada. Foi quando eu me apavorei e joguei fogo contra eles", afirma o torcedor corintiano.
Investigação
Segundo a Polícia Civil, Raphel vai responder por porte ilegal de arma, resistência à prisão e tentativa de homicídio contra policiais. A polícia está investigando se ele teve participação em outros assaltos na região. A delegacia de Santo Estêvão informou que aguarda posição da Justiça para definir o destino do corintiano depois que ele deixar o hospital.
Raphael Machado foi libertado pelo governo boliviano e chegou ao Brasil em 9 de junho. Na Bahia, ele voltou a afirmar que não teve participação na morte do adolescente na Bolívia. "Tinha cinco que estavam fora do estádio. Eu era um dos cinco. Eu também estava com o braço quebrado. Na hora que aconteceu a tragédia com o menino eu não estava nem dentro do estádio", alega.
Família
Com Raphael, a polícia encontrou documentos que comprovam a entrada e saída dele na Bolívia. Também foi encontrada uma carteira da torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel, em nome de Raphael. O caso foi registrado no Complexo Policial de Feira de Santana.
Por telefone, a mãe do jovem falou ao G1 que não entende o que pode ter acontecido e que viaja para a Bahia a fim de conversar com o filho e acompanhar sua recuperação. A família mora em Praia Grandex, no litoral de São Paulo.
Informações do G1 e fotos do blog Central de Polícia.
Neto de Sarney vira piada na Internet
Neto de Sarney está sendo comparado a Nana Gouvea |
Após escapar ileso de um suposto acidente aéreo, o “maluquinho” e “office boy de lobista”, Adriano Sarney, bancou o Indiana Jones e posou para foto em cima da asa do avião acidentado.
Ele está sendo comparado a modelo Nana Gouvêa, que também virou piada e foi muito criticada pela imprensa americana quando, em 2012, teria feito um ensaio fotográfico em meio à tragédia provocada pelo furacão Sandy em Nova York -- que matou mais de 50 pessoas. Nas fotos, ela sensualizou junto a árvores caídas e ruas interditadas. Muitas outras fotos fora montadas com a modelo e viraram febre na internet.
Avião monomotor com neto de José Sarney faz pouso forçado no Maranhão
Um avião monomotor em que estava José Adriano Sarney, neto do senador José Sarney (PMDB-AP), fez um pouso forçado na manhã de domingo, perto da cidade de Guimarães, a 100 km de São Luís.
Segundo a Ciops (centro de operações de segurança do Estado), o piloto da aeronave de pequeno porte ligou para o 190 às 8h45, informando a localização do avião. Além de José Adriano, que é filiado ao Partido Verde, estavam a bordo a mulher dele, Maria Fernanda, e uma terceira passageira, Gabriela Soeiro.
O trio ia para Godofredo Viana (MA), onde José Adriano cumpriria agenda política. O resgate foi feito pelo Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Segurança do Maranhão.
Segundo o copiloto de um dos aviões do GTA Isaac Rozemberg, o motivo do pouso de emergência foi fogo no motor.A operação durou três horas, com o grupo resgatado desembarcando às 13h na capital maranhense.
Segundo Rozemberg, não há feridos. Ele disse que os passageiros ficaram assustados após o pouso porque uma das portas da aeronave emperrou, dificultando a saída. Como havia fogo, o medo era de explosão.
Blog Marrapá
ÁRBITRO DE FUTEBOL SE ENVOLVE EM COLISÃO COM 3 VEÍCULOS NA PONTE CARLOS DALTRO
O árbitro futebol Márcio Roberto Alves Vieira, morador da cidade de Mirangaba, se envolveu em uma colisão envolvendo 3 veículos no cruzamento da ponte Carlos Daltro na noite deste domingo em Jacobina . Márcio disse que retornava da cidade de Caldeirão Grande, onde atuou em uma partida de futebol como bandeirinha quando, ao passar no cruzamento da ponte sentido Av Lomanto Jr. Mirangaba , foi surpreendido por um Corsa Retch prata, que saiu de detrás de uma carreta que vinha em sentido contrario e fez a conversão para ingressar na ponte . Os dois carros bateram de frente . O Corsa Retch ainda bateu em um outro Corsa que estava parado na ponte esperando os veículos passarem. Apesar do susto ninguém ficou ferido com gravidade. A PM e a Guarda Municipal estiveram no local.
Ataque durante a madrugada deste domingo mata pelo menos 50 estudantes em faculdade na Nigéria
Extremistas supostamente islamitas atacaram uma faculdade agrícola durante a madrugada deste domingo na Nigéria, matando dezenas de estudantes, enquanto eles dormiam em seus dormitórios, e incendiando salas de aulas, disse Molima Idi Mato, reitor da Faculdade de Agricultura do Estado de Yobe.
Pelo menos 50 estudantes foram mortos no ataque que começou por volta de 1h (horário local) na área rural de Gujba, afirmou o reitor. “Eles atacaram nossos estudantes enquanto eles estavam dormindo em seus dormitórios, e abriram fogo contra eles”, acrescentou.
VEJA FOTO: ATENÇÃO! IMAGEM FORTE!
Mato afirmou que não podia dar o número exato de mortos porque as forças de segurança ainda estavam recuperando os corpos. O Exército da Nigéria retirou 42 corpos da escola e transportou 18 estudantes feridos para o hospital Damaturu, afirmou um funcionário da inteligência militar, que pediu anonimato.
Outros mil estudantes matriculados na faculdade fugiram do local, situado a cerca de 40 quilômetros ao norte da região onde ocorreram ataques similares a escolas na cidade de Damaturu, ressaltou o reitor. Segundo ele, não há nenhum oficial das forças de segurança no colégio apesar das garantias do governo de que soldados seriam enviados.
O comissário do Estado para Educação, Mohammmed Lamin, convocou uma coletiva de imprensa há duas semanas para pedir que todas as escolas fossem reabertas e prometeu proteção de soldados e policiais. A maior parte das escolas na área fechou após militantes matarem no dia 6 de julho 29 estudantes e um professor, queimando alguns vivos em seus dormitórios, em Mamudo.
AG REUTERS
SANTALUZ: SUSPEITO DE PEDOFILIA É PRESO NU AO LADO DE COLÉGIO
Um homem foi preso em flagrante por suspeita de pedofilia na manhã desta sexta-feira (27). Claudeci Sena Xavier, de 45 anos, foi flagrado por policiais do 4º Pelotão de Polícia Militar de Santaluz em frente a sua casa na Rua José Alves de Goes, ao lado do Colégio Ação, "nu” assediando adolescentes.
Segundo informações dos policiais, moradores do bairro, direção do Colégio e vítimas vêm reclamando a muito tempo da ação criminosa de Claudeci, que fica "nu” em frente a sua casa chamando as adolescentes com idade entre 14 e 17 anos para entrarem.
No momento da prisão de Claudeci o clima era de revolta entre a população e os familiares das vítimas. O tempo todo, os pais pediam para as autoridades tomarem providencia, pois estavam assustados com os crimes praticados pelo homem.
Claudeci foi conduzido à Delegacia de Polícia de Santaluz. Oito adolescentes vítimas do criminoso foram ouvidas pelo delegado Renato Miranda. Várias vítimas não quiseram registrar queixa alegando constrangimento e/ou medo.
Claudeci deverá responder pelos crimes de assédio sexual, corrupção de menores e pedofilia.
Fonte: Blitz Notícias
Força Nacional forma 163 agentes para conter tráfico na fronteira.
A Força Nacional de Segurança Pública formou neste sábado (28) 163 policiais militares que atuarão na área de fronteira de 11 Estados, combatendo principalmente o tráfico de armas e de drogas a partir de países vizinhos. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, disse que atualmente há 43 missões em curso no País, com objetivos diferentes — desde atuação em catástrofes, sob o comando do Corpo de Bombeiros, investigações, feitas pela Polícia Civil, até distúrbios civis, com a atuação de policiais militares na manutenção da ordem.
Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança tem como diferencial, segundo a secretária, a integração das diversas áreas de segurança do País.
— A Força Nacional é hoje uma família do Brasil. Temos policiais cadastrados, de todos os Estados brasileiros, prontos a qualquer momento à mobilização, de todas as instituições que compõem a segurança pública. Essa é uma diversidade que nenhuma instituição do País tem.
O diretor do Departamento da Força Nacional, tenente-coronel Alexandre Aragon, disse aos policiais formados neste sábado, de 19 Estados, atuarão na fronteira do País como a primeira linha de defesa. Normalmente, a Força Nacional auxilia as polícias dos Estados, quando há solicitação dos governos ao Ministério da Justiça. Os militares passaram por capacitação na base da Força Nacional, na cidade do Distrito Federal do Gama, entre 9 e 27 de setembro. Também participou da cerimônia o adido militar da China, Wang Xiaojun, representando o maior Exército do mundo.
Regina Miki lembrou que a Força Nacional também estará pronta para atuar em casos de crise durante a Copa do Mundo de 2014, sediada por 12 capitais brasileiras.
— Ficamos na retaguarda das forças estaduais e das forças federais para, em uma eventualidade, entrar em ação. Nossa expectativa, é obvio, é que não atuemos, que fiquemos sempre nessa contenção, mas em necessidade, nosso pessoal está capacitado para tanto.
DOMINGO ESPETACULAR
Candidata do Mato Grosso é escolhida a Miss Brasil 2013
Miss Bahia ficou em terceiro |
A candidata do Mato Grosso, Jakelyne de Oliveira, de 20 anos, foi escolhida a Miss Brasil 2013 na noite deste sábado (28), em Belo Horizonte. Ela ganhou um vestido de gala e um carro zero km. Em novembro, a nova Miss Brasil vai representar o país no Miss Universo, que acontecerá em Moscou.
A miss Bahia, Priscila Cidreira, 22, ficou em 3º lugar, e a miss Minas Gerais, Janaína Barcelos, 25, em 2º lugar. Elas ganahram uma viagem para Riviera Nayarit, no México.
A final do concurso contou com as candidatas de cinco estados. Além de MT, BA e MG, estiveram perto do título as belas do Paraná e de São Paulo.
A prova do Miss Brasil contém várias etapas de seleção até se chegar à grande vencedora. Entre as 28 concorrentes de cada estado, o júri técnico selecionou 14 delas, e internautas elegeram uma das concorrentes. Em seguida, um júri artístico escolheu 10 semifinalistas: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Destas, cinco foram para a final, avaliadas pelos quesitos simpatia, inteligência e oratória. Cada uma respondeu a uma pergunta sorteada na hora. Depois, foram anunciadas as três finalistas e, então, a grande vencedora do Miss Brasil 2013.
As candidatas deste ano desfilaram em cinco trajes diferentes: típico, casual, biquíni, gala e maiô. Além de tentar controlar o nervosismo do desfile, elas tiveram que mostrar ginga em coreografias feitas no palco envolvendo bailarinos com trajes de gala. O concurso foi transmitido pela TV Bandeirantes.
Do lado de fora, houve protesto de um grupo de mulheres contra os ‘padrões de beleza’.
Simpatia
As concorrentes elegeram a candidata do Espírito Santo como a Miss Simpatia. Deisiane Volpini tem 23 anos, nasceu em Viana e trabalha como modelo.
As concorrentes elegeram a candidata do Espírito Santo como a Miss Simpatia. Deisiane Volpini tem 23 anos, nasceu em Viana e trabalha como modelo.
A representante do estado de Goiás ganhou o melhor traje típico.
Dez semifinalistas
Conheça as dez semifinalistas. Os nomes em negrito passaram para a final:
Bahia: Priscila Cidreira, 22 anos, estudante
Ceará: Mariana Vasconcelos, 23, designer de moda
Mato Grosso: Jakelyne de Oliveira, 20, modelo e estudante
Minas Gerais: Janaína Barcelos, 25, estudante
Paraná: Isis Stoco, 21, estudante
Pernambuco: Helena Rios, 20, estudante
Rio Grande do Norte: Cristina Alves, 24, advogada
Rio Grande do Sul: Vitoria Sulczinski, 21, estudante
São Paulo: Bruna Michels, 23, psicóloga
Sergipe: Lisianny Bispo, 20, modelo
Conheça as dez semifinalistas. Os nomes em negrito passaram para a final:
Bahia: Priscila Cidreira, 22 anos, estudante
Ceará: Mariana Vasconcelos, 23, designer de moda
Mato Grosso: Jakelyne de Oliveira, 20, modelo e estudante
Minas Gerais: Janaína Barcelos, 25, estudante
Paraná: Isis Stoco, 21, estudante
Pernambuco: Helena Rios, 20, estudante
Rio Grande do Norte: Cristina Alves, 24, advogada
Rio Grande do Sul: Vitoria Sulczinski, 21, estudante
São Paulo: Bruna Michels, 23, psicóloga
Sergipe: Lisianny Bispo, 20, modelo
G1 flagra mulher sendo arrastada à força em shopping
Uma mulher foi retirada à força da praça de alimentação do Salvador Shopping, localizado na Avenida Tancredo Neves, na capital baiana, na tarde deste sábado (28). Dois seguranças arrastaram a senhora, aos gritos, para um corredor de acesso restrito, que tem portas sequenciadas.
A mulher resistiu segurando as bordas da porta que dá acesso ao lugar, implorando para não entrar. Com a pressão das pessoas, que cercaram a situação em frente à porta desse corredor, os seguranças a libertaram e entraram nas portas.
Ainda não há informação sobre o que motivou a abordagem, que foi flagrada pela equipe do G1 BA. A mulher foi vista sentada em uma das mesas da praça, quando foi retirada pelos seguranças. Ela perdeu um dos sapatos durante a situação. Depois que foi liberada, a mulher não quis falar com a equipe e saiu correndo pelo shopping.
Por meio da assessoria de imprensa, a administração do shopping afirma que os seguranças devem agir da melhor forma possível junto aos frequentadores. E acrescenta que o fato está sendo apurado internamente.
Juiz já afastado por adoções ilegais é investigado por grilagem
Foto: Luis Macedo/ABr
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai apurar a suspeita de prática de grilagem de terras pelo juiz Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra, titular da Vara Criminal do município de Barra (BA). Na última segunda-feira, o juiz foi afastado do cargo pelo CNJ por suposto envolvimento com adoções ilegais de cinco crianças.Elas foram retiradas de seus pais biológicos, no interior da Bahia, e entregues para famílias que moram em São Paulo.
Bizerra sustenta que houve cerceamento de defesa. Em entrevista, ele diz que as acusações de grilagem são “vazias e falsas”. Ele nega que tenha havido adoção ilegal. “Apenas deferi uma medida de urgência para retirar as crianças de risco. Faria tudo novamente só por saber que as crianças se mantiveram vivas”, diz. “O fato de ser visto como um juiz linha dura' para não ceder ou transigir com quem quer que seja, fez com que eu desagradasse quem se acha acima da lei”, afirma.
Em decisão unânime, o colegiado acompanhou na última sessão do CNJ o voto do corregedor Francisco Falcão, que propôs a abertura de processo administrativo disciplinar contra o magistrado referente ao caso das adoções.
Suspeita de grilagem
Posteriormente, Falcão determinou a abertura de novo procedimento para investigar as suspeitas de grilagem. Até o final da apuração, Bizerra está impedido de utilizar seu local de trabalho e de usar veículo oficial. O caso das adoções foi revelado pelo “Fantástico”, da TV Globo, no ano passado. Falcão citou no seu voto que Bizerra teria usado o cargo para forçar a saída de invasores de terras em Sento Sé (BA) que seriam de propriedade do magistrado.
Posteriormente, Falcão determinou a abertura de novo procedimento para investigar as suspeitas de grilagem. Até o final da apuração, Bizerra está impedido de utilizar seu local de trabalho e de usar veículo oficial. O caso das adoções foi revelado pelo “Fantástico”, da TV Globo, no ano passado. Falcão citou no seu voto que Bizerra teria usado o cargo para forçar a saída de invasores de terras em Sento Sé (BA) que seriam de propriedade do magistrado.
Segundo o corregedor, o juiz teria retirado peças de processo do cartório, que foram mantidas em seu poder mesmo depois de deixar a comarca. O objetivo seria prejudicar o cumprimento de ordem de outro juiz. Bizerra também teria usado relação com uma promotora de Justiça para obter documentos com o propósito de cancelar matrículas em cartórios de registro de imóveis.
Folhapress
Saúde:Policia Militar prende tráficante com meio quilo de maconha
Em operação realizada na tarde dessa sexta-feira (27), policiais do 3º Pelotão de Saúde, comandado pelo Tenete Breno da Silveira, que vinha a vários dias investigando o trafico de drogas na cidade de Saúde, quando na operação culminou na prisão do traficante que vinha comercializando a "DROGA", praga essa que assola cada vez mais em nossa região. O comandante do 3º Pelotão nos informou que as investigações continuará cada vez maior. A Polícia Militar conseguiu tirar do meio da sociedade, que está a disposição da justiça, o senhor Genivaldo dos Santos 37 anos, conhecido popularmente como "Gi".
Ao ser abordado pelos policiais foi encontrado com cerca de 500 gramas da Cannabis Sativa (MACONHA), que seria revendida em Saúde, prática que já era costumeira pelo acusado, a Policia Militar, mapeou alguns suspeitos e possíveis locais de tráfico, e novas prisões podem ocorrem nos próximos dias. O acusado foi conduzido para o complexo policial de Jacobina, depois dos procedimentos, foi trazido ao compexo policial de Saúde, onde ficará a disposição da Justiça. *Espacoaberto.net
Trabalhadores dos Correios da Bahia aprovam contraproposta, mas mantém greve
Os trabalhadores dos Correios na Bahia aceitaram na quinta-feira (26) a contraproposta da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), mas continuam em greve enquanto os novos termos não são apresentados ao Tribunal Superior do Trabalho, que acompanha o caso através da Seção de Dissídios Coletivos.
"Essa ação comprova a boa vontade da categoria em negociar. Confirma que não estamos sendo intransigentes e queremos resolver, apenas não podemos abrir mão dos nossos direitos já assegurados", comentou em nota Saul Gomes da Cruz, vice-presidente do Sincotelba.
Na nova proposta, os trabalhadores recebem reajuste salarial de 8% extensivo a todos os benefícios, aumento linear de R$ 100 e abono dos dias parados. A manutenção do plano de saúde nos moldes atuais e a implantação da entrega de correspondências no período da manhã foram mantidos.
A princípio, os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela empresa de 8% de reajuste salarial e 6,27% em cima dos benefícios e decidiram entrar em greve desde o dia 18. Eles pediam aumento real de 15%, reposição da inflação de 7,13%, aumento linear de R$ 200, reposição de 20% das perdas salariais, redução da jornada dos atendentes para 6h e manutenção do plano de saúde.
Depois de mais de uma semana de greve, a Fentect resolveu fazer uma contraproposta, diante da falta de proposta da empresa.
CORREIO
Rapaz é procurado pela polícia após postar foto com arma no Facebook
Uma foto postada no Facebook resultou na apreensão de uma arma na cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha. A arma seria de um rapaz de 22 anos, que está sendo procurado pela Polícia Militar.
Uma denúncia anônima informou à PM que o suspeito havia postado uma fotografia com uma arma de fogo na sua página na rede social.
Uma denúncia anônima informou à PM que o suspeito havia postado uma fotografia com uma arma de fogo na sua página na rede social.
Através da internet, a polícia identificou e descobriu o endereço dos pais do suspeito. O pai do rapaz disse à polícia que não sabia que o filho tinha uma arma e que ele estava trabalhando na zona rural do município. Após buscas pela residência, a PM encontrou uma escopeta de dois canos, de fabricação artesanal escondida dentro de um armário.
A arma foi apreendida nesta quinta-feira (26) e encaminhada à delegacia.
G1
Carros clássicos enferrujados serão disputados por 10 mil colecionadores
A pequena cidade de Pierce, no estado do Nebraska, deverá assistir neste fim de semana a uma curiosa disputa por cerca de 500 carros enferrujados. A expectativa é de 10 mil a 12 mil colecionadores participem do evento. Para eles, não se trata de ferro velho, mas de modelos clássicos que poderão ser restaurados.
As "relíquias" foram acumuladas durante 50 anos pela família Lambrecht, dona de uma concessionária Chevrolet. Quando virava o ano/modelo de um veículo, o dono costumava guardar os carros antigos. No "depósito" também deixou os automóveis usados que ficavam muito tempo sem atrair compradores. Com o tempo, centenas de carros foram reunidos.
Muitos sofreram com as intempéries e apresentam partes enferrujadas, como o Ford Victoria de 1960, cujo odômetro marca 4.279 km rodados. Mesmo mal cuidados, os carros são considerados raridades: o leilão, que será em uma fazenda da família, tem participantes de cerca de 10 países inscritos.
G1
Honda faz recall de 184.386 unidades do Fit no Brasil
A Honda divulgou nesta sexta-feira (27) o recall de 184.386 unidades do Fit, modelos de 2004 a 2008. Os proprietários devem comparecer a uma concessionária da empresa a partir de 1º de outubro para a substituição definitiva do interruptor dos vidros, que pode receber infiltrações de umidade com risco de incêndio. O mesmo defeito já havia sido motivo de chamados duas vezes, em junho passado, e em 2010.
Confira chassis envolvidos:
De 4Z100001 a 8Z601735
De 4Z100001 a 8Z601735
Nas duas ocasiões anteriores foram realizadas um recall temporário do item, com a adição de uma proteção para evitar as infiltrações. A empresa havia avisado que um novo componente estava sendo desenvolvido no exterior para a substituição do antigo. De acordo com a Honda, a troca definitiva aplica-se a todos os carros, mesmo os que já foram reparados temporariamente. A empresa indica aos proprietários que realizem o agendamento prévio pelo site www.honda.com.br/recall/autos ou ligue para 0800-701-3432, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h – horário de Brasília.
AUTO ESPORTE
JACOBINA: Ciclista é atropelado por moto no centro da cidade
27/09/13 - Nesta sexta, 27, por volta das 19:45h o ciclista Adilton Ferreira Jordão, 22 anos, foi atropelado por uma moto na Praça Rio Branco, defronte a antiga prefeitura no centro da cidade.
Um grupo de ciclistas fazia o trajeto Matriz ao Bairro da Caeira, e segundo informações um motoqueiro não identificado pilotando uma moto Fan preta em alta velocidade colidiu com a traseira da bike conduzida pelo Adilton Ferreira. No asfalto ficou as marcas e pedaços da carenagem da moto.
No momento da colisão, o Adailton estava usando capacete, que foi de suma importância, pois o mesmo teve uma forte pancada na cabeça.
A Polícia Militar esteve no local registando a ocorrência, e o SAMU 192 socorreu o Adailton Ferreira para o hospital Antônio Teixeira Sobrinho com escoriações pelo corpo.
Fonte: Augusto Urgente!
RUI MACEDO DIZ QUE TRE ESTÁ EQUIVOCADO, ELE NÃO É FICHA SUJA
Em coletiva de imprensa realizada na prefeitura de Jacobina, o prefeito Rui Rei Matos Macedo disse, a respeito da possível cassação de diploma, que há um equívoco em todo o processo em curso. "Primeiro, com respeito a rejeição de minhas contas, eu tenho um parecer a meu favor expedido pelo Juiz da Vara da Fazenda Pública em que este decreta que todo o processo favorável a rejeição de contas do exercício de 2008 foi decretado nulo em razão da ilegalidade da fundamentação. O juiz não só determinou a exclusão do meu nome do rol de prefeitos com contas rejeitadas, como remeteu o tribunal a que se fizesse um novo parecer. Portanto, como é que o prefeito pode ser julgado por um parecer que não existe ? Não tem fundamento nenhum. Segundo, não há um pedido e cassação do prefeito, e sim um pedido contra a expedição do diploma, feito pelo grupo da ex-gestora.
Com relação aos 5x0 de ontem, Dr Rui disse que a Dra. Desembargadora Maria do Socorro não considerou o parecer do tribunal, na interpretação dela só importou a decisão da Câmara de Vereadores, só que todos os atos decorrentes deste parecer estão suspensos. "Se não há parecer no tribunal, pois ele está nulo por decisão judicial, como é que o Tribunal Regional Eleitoral pode julgar alguém com base em um parecer se ele não existe?!!, Esta é a grande questão.!! Portanto agente acredita que ainda há varias esferas a serem debatidas, principalmente quanto a constitucionalidade desta decisão que está sendo tomada, confio inclusive que o próprio tribunal vai reavaliar esta situação feita encima de um ato de inconstitucionalidade. Quem faz justiça são homens, sujeitos a erros, induzidos a erros, que podem não ter analisados as coisas corretamente Eu disputei uma eleição autorizado pelo TRE, o registro de minha candidatura deferido sem recurso, por isso tenho que acreditar na justiça"
Com relação ao pedido de vistas do desembargador Maurício Kertzman , Rui Macedo declarou que : "A votação ainda não está conclusa, ela pode ter placar bem diferente do que teve até agora, os desembargadores podem mudar seu voto, podemos ter um revés nisso tudo até o fechamento."
Na possibilidade de ele deixar a prefeitura, Dr Rui disse que não vê chance de Dra Valdice Castro assumir a gestão do município. O processo é pessoal , caso eu seja derrotado, com certeza quem assumirá será o meu vice, José Maria Fagundes.
Após o pedido de vistas , o TRE ainda não arcou data para retomada da votação, que deverá acontecer no mês de outubro.
Ministério Público Federal (MPF) nega acordo com BBOM
Diferente do que foi divulgado pela empresa, procuradores informam que várias exigências ainda não foram cumpridas
Os bens da BBOM continuam bloqueados. O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) foi surpreendido com a divulgação, na Internet, de notícias inverídicas por parte da empresa sobre um possível acordo. Diante das falácias publicadas, os procuradores da República Mariane Guimarães e Helio Telho informam que não há qualquer Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado e o dinheiro continua bloqueado.
“O MPF tem o compromisso com a lealdade e a transparência, e esse tipo de atitude por parte da empresa é inaceitável. O fato será comunicado em juízo para que seja aplicada a penalidade cabível por propaganda enganosa. Não aprovamos esse comportamento da BBOM em plantar notícias falsas na Internet no intuito de induzir a erro dos consumidores com informações falaciosas”, afirma Mariane Guimarães.
De acordo com a Lei 8.137/90, artigo 7º, inciso VII, constitui crime com a relação de consumo induzir o consumidor ou usuário a erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculação ou divulgação publicitária. A pena prevista é de detenção (dois a cinco anos), ou multa.
A BBOM realmente apresentou uma sugestão para que a empresa voltasse às atividades, porém, preliminarmente, o MPF constatou que faltam diversas informações solicitadas, tais como a relação completa dos investidores com os respectivos valores investidos. Diante disso, não foi agendada ainda uma audiência de conciliação e nem mesmo apresentado um TAC.
“Ademais, entendemos que qualquer tratativa de acordo só seria possível com a devolução de toda a quantia investida aos consumidores e a adequação da empresa às regras da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta, da qual a BBOM não é filiada”, explica.
Entenda
Em ação cautelar, no mês de julho deste ano, os bens da empresa foram bloqueados e as atividades do grupo suspensas por decisão judicial. Com a ação civil pública, o Ministério Público pretende que cessem, definitivamente, as condutas ilícitas de recrutamento de pessoas e captação de recursos em forma de pirâmide, bem como a venda de rastreadores e prestação de serviços de monitoramento de veículos sem autorização do Denatran.
O congelamento do esquema BBom é resultado de uma força-tarefa nacional formada pelo MPF e pelos MP Estaduais (entre eles, o de Goiás). O caso soma-se a outras investigações de pirâmides financeiras pelo país. Exemplo recente da atuação ministerial foi o caso da “TelexFree”.
Na BBOM, o produto que supostamente “sustentaria” o negócio das empresas é um rastreador de veículo. Como em outros casos emblemáticos de pirâmide financeira, isso é apenas uma “isca” para recrutar novos associados, como foram os animais nos casos da “Avestruz Master” e do “Boi-Gordo”.
A prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil, configurando crime contra a economia popular (Lei nº 1.521/51). A BBom é um exemplo dessa prática criminosa, já que os participantes seriam remunerados somente pela indicação de outros indivíduos, sem levar em consideração a real geração de vendas de produtos.
Em suma, para ser marketing multinível ou venda direta legítimos, o dinheiro que circula na rede e paga as comissões e bonificações dos 'associados' deve ser proveniente de consumidores finais de produtos da empresa, no varejo. Se, ao invés de dinheiro de consumidores finais, usar-se dinheiro dos próprios associados para pagar os associados mais antigos, estar-se-á perante uma pirâmide, que vai desmoronar quando diminuir o ingresso de novos associados, deixando muita gente no prejuízo.
No sistema adotado pela BBOM, os interessados associavam-se mediante o pagamento de de um valor de adesão que variava dependendo do plano escolhido (bronze – R$ 600,00, prata – R$ 1.800,00 ou ouro – R$ 3.000,00), obrigando-se ainda a atrair novos associados e a pagar uma taxa mensal obrigatória (referente ao comodato do aparelho, que não era entregue) no valor de R$ 80,00 pelo prazo de 36 meses. O mecanismo de bonificação aos associados era calculado sobre as adesões de novos participantes. Quanto mais gente era trazida para a rede, maior era a premiação prometida.
Fonte: Ministério Público Federal em Goiás
Assinar:
Postagens (Atom)