CACHORRADA SEM DONO CAUSA PREOCUPAÇÃO A TRANSEUNTES E MOTOCICLISTAS.


12/09/13- Está tornando-se comum em Jacobina se deparar com um grande número de cachorros que circulam livremente pelas principais ruas da cidade. Por causa do período fértil, as cadelas perambulam pela cidade com uma romaria de pretendentes atrás, que se degladiam para copular com a desejada fêmea. O problema é que os cães destas matilhas, invariavelmente, quando veem uma moto passar próximo deles, terminam acuando e correndo atrás dos motociclistas, podendo causar acidentes sérios. Foi o que aconteceu com a jovem Diana Barbosa Dantas, quando ela se dirigia para a empresa Portfolio, onde trabalha, na tarde de ontem. " Agora consigo até rir da situação, mas ontem fiquei muito nervosa e temi pelo pior" relata a bela jovem.
Diana contou que vinha com a tia, a Sra Joana, em sua  cinquentinha quando, na Av João Fraga Brandão, próximo a Câmara de Vereadores, foi surpreendida por vários cães que cercaram sua moto e terminaram lhe levando ao chão. " Quando ví eles correram pra cima da moto e eu terminei batendo em um deles e me esborrachando com minha tia no asfalto, foi Deus que botou a mão e agente não teve nada de mais grave, mas até agora estou toda dolorida. As compras de minha tia cairam na rua, foi muito constrangedor. Se viesse um carro atrás talvez a coisa pudesse ser mais séria", relata a jovem, que faz uma apelo. " É preciso se tomar providência, a cachorrada está tomando conta da rua e até agora não vi nada ser feito para controlar esta situação.

A observação da jovem é pertinente. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade e a ausência de campanhas de controle de animais, tem preocupado a população do município. Está cada vez mais comum se flagrar matilhas como as das fotos dessa matéria  e até onde se pode constatar, nada tem sido feito pelo município para se evitar esta situação, que inclusive põe em risco a segurança e a saúde das pessoas, pois  os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses, doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está leishmaniose". Para o ser humano, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, e o grande número de cães soltos pelas ruas de Jacobina  torna os cidadãos cada vez mais suscetíveis a situações como esta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário