.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Final de semana vai ter a maior lua cheia do ano

Com bastante clareza vai ser possível observar o aumento do diâmetro lunar e também o brilho maior.
Neste final de semana, será possível ver a lua um pouco maior do que o habitual. A “Superlua Cheia”, como é conhecido o fenômeno que acontece uma vez por ano, quando a lua parece estar mais próxima da Terra, acontece neste domingo (23). Mas como o ápice do fenômeno será às 8h de domingo no Brasil, período em que ela não é vista, a dica é acompanhar a Lua desde a noite de sábado (22).

O fenômeno ocorre pela forma irregular da órbita da Lua ao redor da Terra. Isso faz com que em determinados períodos do ano a Lua pareça estar mais perto ou mais longe do planeta. No domingo, a Lua estará em seu ponto de maior proximidade com a Terra em 2013, cerca de 356 mil quilômetros de distância. Esse momento é chamado de perigeu lunar.
Com bastante clareza vai ser possível observar o aumento do diâmetro lunar e também o brilho maior. Em 2011, a distância Terra-Lua chegou a 356.577 km, o que proporcionou um aumento de 14% no diâmetro do astro, que aparentou um brilho 30% mais intenso. Desta vez a Lua estará 400 km mais distante, mas o efeito visual não será muito diferente.

As superluas também têm efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes que as habituais, mas nada assustador.

No domingo, já durante a noite, ainda será possível ver a Lua maior e mais brilhante que o de costume. Fique de olho.

(Com informações do site Apolo 11)



Fenômeno deixa Lua maior e mais brilhante na noite deste domingo 


A noite de domingo (23) promete ser de espetáculo no céu com a chamada Superlua, um nome popular para se referir ao perigeu lunar, o ponto de maior aproximação do satélite com a Terra. Espera-se que a Lua esteja 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que em dias normais. Quem perder a chance de observar o fenômeno só terá outra chance no ano que vem. Por conta da órbita elíptica, a distância entre a Lua e a Terra varia. A cada 30 dias, ela atinge seu ponto de aproximação máxima com a Terra. No perigeu, ela fica cerca de 356 mil km distante da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 380 mil km. Mas, como na maioria das vezes isso não coincide com a Lua cheia, fica mais difícil perceber o fenômeno. O pesquisador diz que o melhor horário para observar a Superlua é no início da noite, quando ela está perto do horizonte."Quando o perigeu acontece na Lua cheia, fica bem mais fácil de notar a diferença, especialmente por conta do aumento do brilho", explica Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do mestrado em astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul. "Assim fica mais fácil comparar com o tamanho dos prédios e das árvores", completa o cientista. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário