Bebê nasce com indício de microcefalia em Capim Grosso





De acordo com informações de Rangel, Coordenador da Vigilância Epidemiológica passadas ao Jornal Transamérica 2ª edição, desta quarta-feira, 25, o município de Capim Grosso poderá registrar o seu primeiro caso de Microcefalia.
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril. A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal.
A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 33 cm – o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm. O bebê em questão nasceu com 3 cm a menos, informou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, com o problema detectado por profissionais que participaram do parto da criança que passou por exames mais detalhados em uma clínica de Jacobina nessa quarta-feira.
Vale citar ainda que na maior parte dos casos são infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são alguns exemplos.
Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como a síndrome de down.
A confirmação ou não do primeiro caso de Microcefalia em Capim Grosso deverá estar sendo oficializado nas próximas horas pela Secretaria da Saúde através da imprensa.


Texto: Arnaldo Silva/Foto: divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário