PINDOBAÇÚ: GARIMPEIROS PLANEJAM MANIFESTAÇÃO PARA PRÓXIMA QUINTA, DIA 26



Preocupados com a situação financeira dos associados da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), desde que a exploração mineral foi proibida pelo Exército há cerca de 20 dias na região, os garimpeiros planejam uma manifestação para o próximo dia 26.

A exploração de minério na região foi suspensa pelo exercito após dois associados da Cooperativa  serem presos pela Polícia acusados de desviar 15 quilos de dinamite de um garimpo em Pindobaçu para uso de uma quadrilha de assalto a bancos. Os acusados foram expulsos da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), mas com a descoberta do crime, a CMB ficou proibida de comprar dinamite por 90 dias, causando um prejuízo estimado de aproximadamente  R$ 15 milhões,. A região tem no garimpo e na cadeia produtiva de esmeraldas sua principal fonte de renda, e segundo relatos de membros da associação hoje os garimpeiros estão passando fome, sobrevivendo  com a  ajuda de pessoas da comunidade e de doação de cestas básicas. Outra coisa que agravou ou ânimos dos cooperativados foi o adiamento da visita do Governador Rui Costa a cidade de Pindobaçu, marcada para o dia 26, quinta que vem.
,
Os garimpeiros das cidades de Campo Formoso, Bonfim, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Mirangaba, das comunidades de Socoto , Poços, Carnaíba de Baixo Carnaíba de Cima, Jatobá, Angico, planejam  para esta quinta, o dia que estava arcada a visita do governador  , uma grande manifestação na entrada da cidade de Pindobaçu, para chamar a atenção do estado para a situação de penúria que vivem hoje os garimpeiros. Eles reivindicam uma solução imediata para o problema.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário