Tremor de terra provocado por mineradora é sentido por moradores de Jaguarari, Pilar e registrado por estação sismográfica em Ponto Novo

 


29/11/2020- Um tremor de terra foi registrado na região do município de Jaguarari no domingo, 29. O centro do abalo teria sido no distrito de Pilar por vilta das 12h30 do domingo, 29. Felizmente não houve registro de feridos, nem de casas destruídas. 

O tremor foi confirmado  pelas estações sismográficas que pertencem à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem uma base região do município de Curaçá, e teve  magnitude preliminar 2.5.

Conforme o laboratório, um funcionário da mineradora Caraíba Mineração comunicou a um dos técnicos da (RSBR) que moradores do distrito de Pilar, já no município de Jaguarari, teriam ouvido e sentido um tremor de terra.


Após uma análise das detonações realizadas pela mineradora, o Laboratório Sismológico constatou que o evento sentido pelos moradores da região foi induzido pela atividade da mineradora. Anexado no final desta publicação é possível conferir o registro do evento feito pela estação sismográfica localizada no município de Ponto Novo.

O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. 

Bahia Acontece, via informações labsis.ufrn

Nenhum comentário:

Postar um comentário