Em sessão de quase quatro horas, realizada nesta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os deputados aprovaram o reajuste de 4% para os servidores do estado.
O projeto de lei 24.878/2023 chegou a sofrer diversas tentativas de obstrução, mas foi aprovado com o voto contrário da bancada de oposição, que deixaram o plenário em protesto antes da votação.
A medida foi votado em regime de urgência, sem a necessidade de tramitar em todas as comissões da Alba. Representantes de diversas classes do funcionalismo público protestaram contra o projeto de lei durante todo o dia na Alba.
Sindicalistas têm criticado o valor do reajuste, principalmente porque o governo prevê um aumento de 4% na contribuição dos servidores ao Planserv, convênio de saúde dos funcionários públicos.
O deputado Alan Sanches, líder da oposição, havia apresentado uma proposta que previa um reajuste de 9%, mas não teve sucesso. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), um aumento de 53% seria necessário para repor as perdas inflacionárias dos funcionários desde 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário