Roubo de celulares dispara mais de 50% entre janeiro e fevereiro em estados brasileiros. Um aparelho é levado por minuto




O número de roubos de celulares mediante violência deu um salto considerável desde a virada do ano em alguns estados brasileiros. Um dos exemplos são estados do Rio e São Paulo onde nesses meses este tipo de ação criminosa que aterroriza a população teve um aumento de mais de 50%. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em janeiro, foram mais de 8 mil ocorrências. Em fevereiro, esse número passou de 12 mil, um aumento de  52% em um mês. Flagrantes mostram como os criminosos agem. Nem as câmeras de segurança parecem inibi-los.




Segundo especialistas da área alguns cuidados devem ser tomados pelos cidadãos para evitar ser alvo destes bandidos, como por exemplo não circular em ruas desertas durante a noite, não atender o telefone envia as publicas, em nenhum horário ponto se precisar atender o celular procurar uma banca de revista ou um ponto comercial que possa entrar e então utilizar o aparelho para evitar que ele seja tomado na rua. Também é importante não andar com o celular na mão enquanto estiver andando em vias públicas para não chamar a atenção dos assaltantes.


Segundo dados da polícia, um aparelho é levado por bandidos a cada um minuto, em média. Os dados são do levantamento do R7, feito a partir das informações dos boletins de ocorrência disponibilizados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).


Apesar de assustadores, os números não refletem a realidade com precisão e podem ser maiores, pois muitas vítimas não registram boletins de ocorrência. Além disso, os crimes se referem ao número de furtos e roubos, e não à quantidade total de celulares levados.


Folha, UOL, R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário