Pesquisa Bahia Notícias/Seculus para intenção de voto para prefeito de Jacobina deve ser divulgada nos próximos dias

 


Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma pesquisa encomendada pelo portal de notícias Bahia Notícias, junto ao Instituto Seculus para analisar a intenção de voto do eleitorado jacobinense para prefeito.

A pesquisa teve o seu registro encaminhado à Justiça Eleitoral em 03 de maio de 2024. Foram entrevistadas 617 pessoas com eleitores de 16 anos ou mais, sendo homens: 46% e mulheres: 54%; FAIXA ETÁRIA: de 16 a 24 anos: 14%, de 25 a 34 anos: 20%, de 35 a 44 anos: 21%, de 45 a 59 anos: 25%, de 60 ou mais anos: 20%; ESCOLARIDADE: Até Fundamental Completo: 45%, Ensino médio Incompleto ou Completo: 44%, Ensino Superior Completo ou Incompleto: 11%; FAIXA DE RENDA NOMINAL MENSAL: Sem rendimentos até 02 salários mínimos: 72%, de 02 a 05 salários mínimos: 20%, acima de 05 salários mínimos: 8%.

O nível de confiança estimado da pesquisa é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 3,93 (três vírgula noventa e três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.


A pesquisa foi aplicada entre 01 e 02 de maio nas seguintes localidades: Sede, Junco, Paraíso, Lages do Batata, Caatinga do Moura, Itapeipu, Cachoeira Grande, Cafelândia e Itaitu. Foram 315 entrevistados na sede e 302 no interior do município.


O questionário constou como pergunta espontânea ” Se as eleições fossem hoje, em que o (a) sr. (a) votaria para prefeito de Jacobina?”


As perguntas estimuladas foram:


E se os candidatos fossem esses, em quem o (a) sr (a) votaria?


Tendo como opções Leopoldo Passos, Mariana Oliveira, Tiago Dias, Nenhum, Não sabe/ não opinou. Para medir a rejeição dos candidatos foi questionado “E se os candidatos fossem esses em quem o (a) o sr. (a) não votaria de jeito nenhum?”, mais uma vez apresentando os mesmos nomes dos pré-candidatos.


Os demais questionamentos trouxeram se o prefeito Tiago Dias fosse candidato a reeleição para que o eleitor dissesse que “votaria com certeza”, “poderia votar”, “não votaria de jeito nenhum”, “não sabe ou não respondeu”. Foi feito ainda um questionamento sobre a avaliação da administração do prefeito, com as seguintes respostas: “ótima”, “boa”, “regular”, “ruim”, “péssima”, “não opinou”. Ainda sobre a administração foi perguntado aos eleitores se a gestão é “aprovada”, “desaprovada” ou “não opinou”. Outro questionamento aplicado trouxe “Independentemente de sua intenção de voto, quem o (a) sr.(a) acredita que ganhará a próxima eleição para prefeito de Jacobina?”.


Outros questionamentos foram feitos relacionados a embates diretos, candidato contra candidato:


“E se os candidatos fossem apenas esses, em que o (a) sr. (a) votaria?” A pergunta feita direcionava os eleitores aos nomes de Tiago Dias e Leopoldo Passos, nenhum, não sabe, não opinou; Tiago Dias e Mariana Oliveira, nenhum, não sabe, não opinou; e Leopoldo Passos e Mariana Oliveira, nenhum, não sabe e não opinou.


Fonte Mais Política 

Nenhum comentário:

Postar um comentário