Em matéria publicada no site Correio da Bahia na manhã desta segunda-feira, 20/5, um dado chamou a atenção dos Jacobinenses. No texto se afirma que em virtude de 130 mortes registradas no município no ano de 2023, a prefeitura decidiu por investir no aluguel de 10 totens de segurança de uma empresa privada para frear o avanço da criminalidade.
Após a retranca, a abertura do texto traz o seguinte conteúdo;
"Com 130 mortes geradas pela violência em 2023, dados da SSPBA, a cidade de Jacobina recorreu ao setor privado como alternativa para enfrentar o avanço da criminalidade, que também assola o restante da Bahia. Mesmo com as polícias Civil e Militar e da guarda municipal, a prefeitura instalou totens de segurança para reduzir as ocorrências: foram 117 homicídios, sete feminicídios, cinco lesões corporais seguidas de morte e um latrocínio.".
A surpresa para o leitor jacobinense não é no aluguel dos totens para auxílio na segurança, mesmo muitos achando quase meio milhão de reais, R$ 486 mil, uma quantia demasiado alta por um período tão curto, mas está no número de assassinatos que a matéria credita a Jacobina no ano de 2023, 130 crimes de morte. Outro fato intrínseco na matéria põe em cheque as forças de seguranças da cidade, isto porque, uma vez que diz que Jacobina tem que recorrer a uma empresa privada como alternativa, deixa subentendido que, supostamente , o policiamento na cidade vem deixando a desejar.
Diante do dado alarmante a redação do Bahia Acontece passou a averiguar a informação que, segundo o próprio site informa, seriam dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia SSP/BA
Com algumas averiguações junto a Fontes ligadas à Polícia Civil, nossa redação apurou que, de acordo com dados da 16 COORPIN , a realidade não é bem essa. O número de mortes apontado na matéria do Correio é totalmente discrepante, e muito, mas muito além do registrado no período de 2023 na Cidade do Ouro. O erro crasso da materia em tela inflou o numero de mortes em Jacobina em quase 5 vezes. Para efeito de comparativo, nem somando-se o número de homicídios de todos os 19 municípios que compõem a area circunscricional da 16 COORPIN, não se chegaria a 130 crimes de morte.
Cidades que compõem a 16 COORPIN
O QUE DIZEM OS NÚMEROS?
Dados coletados por nossa redação revelam que, em todo o ano de 2023 ocorreram 112 assassinatos em todos os 19 municipios da Regional do Norte da Bahia. sendo que deste montante apenas 28 foram registrados em Jacobina, e nao 130 como afirma a matéria.
Nossa redação apurou também que houve na verdade uma redução de homicídios na região no comparativo com 2022, números estes que fizeram com que a regional recebesse o PDP, prêmio por desempenho policial. Ha mais de 2 anos que a 16 COORPIN é agraciada com a premiação devido o bom desempenho tando na sede, Jacobina, quanto na COORPIN.
Esta fonte, que optou pelo anonimato, revelou ainda a Redação do Bahia Acontece que se fosse real no número de 130 mortes em Jacobina no ano citado, a cidade com certeza seria a mais violenta do Brasil em 2023, e não o município de Jequié, como foi apontado em pesquisa recente.
Imprecisões à parte os totens alugados pela prefeitura de Jacobina vem gerando um enorme burburinho da cidade, quer que seja pela funcionalidade, quer seja pelo o valor do contrato da locação, de meio milhão de reais por apenas 9 meses de funcionamento., como revelado em matéria anterior publicada no site Bahia Notícias
Emerson Rocha
Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário