.

BANNER INTERIOR 728X90 01 DINAMICO ANIM

‘Quem alfabetiza são os municípios’, diz Jerônimo após IBGE apontar a Bahia na primeira posição no número de analfabetos

 


O governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante a entrega de 54 vans para o transporte escolar no interior do estado feita nesta segunda-feira (20), rebateu as críticas que recebeu após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar, como parte do Censo de 2022, dados sobre o analfabetismo nos estados.

Apesar de ainda ocupar a primeira posição no número de analfabetos, o estado teve uma queda de quase 18% neste volume e tem agora o menor índice (o que leva em consideração a proporção da população) de analfabetismo da região nordeste.

“E eu fiquei, naturalmente, como gestor, contente, porque nós continuamos avançando, sendo o estado do Nordeste que mais evoluiu no sentido de tirar as pessoas da condição de analfabetismo. Mas, enquanto gestor educador, eu sei da minha responsabilidade e sei que temos muito o que fazer. Estamos entregando 54 transporte vans, transporte escolar, em parceria com os deputados estaduais, federais e os prefeitos e prefeitas”, afirmou.


Jerônimo responsabilizou os municípios pelo índice de analfabetismo: “Quem alfabetiza são os municípios. É do município que começa a creche, o infantil, o fundamental 1, o fundamental 2. Então a gente não vai ficar de cá guardando os estudantes chegarem no nível médio, no segundo grau, como as pessoas conhecem. Eu tenho que ir lá atrás. E transporte é um deles. Esse transporte não é apenas para os estudantes da rede do ensino médio. Eles se misturam, porque às vezes tem também o ônibus que é do prefeito, que ele bota os estudantes do ensino médio. É porque o estudante é do município. Então não adianta ficar dizendo que tem um carimbo do estado, tem um carimbo do município”, completou o governador.


Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário