George Clooney, o ator de Hollywood que foi coanfitrião de uma grande campanha de arrecadação de fundos para o presidente Joe Biden no mês passado, disse em um artigo de opinião publicado no New York Times nesta quarta-feira que o líder democrata era muito velho para tentar a reeleição e deveria encerrar sua campanha.
"A única batalha que ele não pode vencer é a luta contra o tempo", escreveu Clooney. "É devastador dizer isso, mas o Joe Biden com quem eu estava há três semanas na festa de arrecadação de fundos não era o Joe 'grande coisa' Biden de 2010. Ele não era nem mesmo o Joe Biden de 2020. Ele era o mesmo homem que todos nós vimos no debate.”
Clooney, que no mês passado organizou uma arrecadação de fundos de US$ 28 milhões (equivalentes a mais de R$ 150 milhões na cotação atual) em Hollywood para Biden, que sua campanha disse ser a maior já feita para um candidato democrata, é de longe a figura de maior destaque entre os democratas a pedir que o presidente encerre sua campanha.
A campanha de Biden planejou a festa de arrecadação de fundos em Hollywood em torno da agenda de Clooney, de acordo com uma pessoa que ajudou a organizar o evento e insistiu no anonimato para discutir os preparativos. O evento exigiu que Biden voasse de uma reunião do G7 na Itália para a Califórnia e de volta para Washington em um curto período. Mais tarde, Biden culpou o jet lag dessa viagem por sua letargia nos dias que antecederam ao primeiro debate e por seu fraco desempenho durante o mesmo.
O artigo de opinião foi publicado poucas horas depois que a deputada Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados que continua influente na política democrata, sugeriu durante uma entrevista na televisão que "cabe ao presidente decidir se vai concorrer".
Biden e seus principais assessores têm insistido que ele permanecerá na disputa até o fim. Na segunda-feira, ele disse aos principais doadores que não falaria mais sobre o debate — embora tenha tocado no assunto novamente durante uma chamada de vídeo com prefeitos democratas na noite de terça-feira.
— Biden é um bom homem e serviu admiravelmente ao seu país, mas os riscos são altos demais. Se Biden não renunciar, os democratas perderão. Disso, tenho certeza absoluta. As consequências dessa derrota serão realmente terríveis — disse Abgail Disney ao canal CNBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário