Nos últimos 14 anos, condutores pagaram cerca de R$ 3,8 bilhões em pedágios à ViaBahia. Apesar do alto faturamento, a concessionária, responsável por trechos da BR-116 e da BR-324, coleciona reclamações em relação à má conservação das estradas.
Após mais de uma década de prestação de serviços em meio a insatisfação de condutores, a empresa deixará o controle das rodovias em dezembro deste ano. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou a saída da ViaBahia no último sábado, dia 21 de setembro.
O contrato de concessão do sistema rodoviário tem duração de 25 anos, ou seja, a empresa poderia ficar até 2034. A ViaBahia sairá 10 anos antes do prazo estabelecido no contrato.
Tabela com faturamento da ViaBahia | Fonte: Demonstrativo financeiro De acordo com um levantamento feito pelo portal Acorda Cidade, os demonstrativos financeiros disponibilizados no site da empresa indicam que condutores de veículos leves e pesados pagaram, em média, R$ 22 milhões por mês em pedágios entre os anos de 2010 e 2023. Somente no último ano, a empresa faturou pouco mais de R$ 426 milhões em pedágios, um crescimento de 18,24% em relação ao ano anterior. Faturamento dos últimos 3 anos | Fonte: Demonstrativo financeiro Em operação desde 2009, a ViaBahia é responsável pelo trecho da BR-116, que vai de Feira de Santana até a divisa do estado com Minas Gerais, e pelo trecho da BR-324, que liga Feira de Santana a Salvador. Ao todo, a empresa administra 680,6 km de rodovias no estado, cortando 27 municípios baianos. A Viabahia iniciou a cobrança de pedágios nas BRs 116 e 324 em 2010. Durante 14 anos de cobrança foram arrecadados R$ 3.825.832.000,00 (três bilhões, oitocentos e vinte e cinco milhões, oitocentos e trinta e dois mil reais). Fluxo Com duas praças de pedágio, o trecho que estabelece a conexão entre Feira de Santana e a capital do estado é o que registra, em média, o maior fluxo de veículos. Somente em agosto deste ano, cerca de 2,3 milhões de veículos utilizaram o trajeto. Em 2023, aproximadamente 39,8 milhões de usuários pagantes utilizaram as rodovias administradas pela ViaBahia. Nos últimos anos, a concessionária passou a ser alvo de críticas recorrentes por parte dos condutores. Buracos e elevações irregulares, solicitações de passarelas, pontos de congestionamento e iluminaçãoo insuficiente fazem parte da lista de reclamações. O que diz a ViaBahia? A reportagem do portal Acorda Cidade procurou a Viabahia solicitando um retorno sobre o conteúdo desta matéria. A empresa se manifestou através da seguinte nota: A Viabahia já executou 91% das obras previstas em seu contrato original, com investimentos que ultrapassaram R$ 2,3 bilhões. As obras de duplicação condicionada ainda aguardam o reequilíbrio contratual, que também prevê a implantação de terceiras faixas em trechos da BR-324 quando o volume de veículos atingir o índice previsto em contrato, o que ainda não ocorreu. Em 3 de agosto de 2022, a Corte Especial do STJ decidiu, por unanimidade, que a concessionária não poderia sofrer nenhuma sanção decorrente das obrigações suspensas até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizasse a revisão contratual e restabelecesse o equilíbrio econômico-financeiro da operação. Diante da perspectiva de retomada dos investimentos, reiteramos nossa confiança no governo e na solução consensual, que viabilizará os investimentos nas rodovias, a melhoria do conforto dos usuários, a criação de empregos e uma maior contribuição para a economia da Bahia e do Brasil. Este é o momento de repactuar o contrato para seguirmos em frente. Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade Siga o Acorda Cidade
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