Mais de 23 milhões de unidades serão colocadas em circulação com selo especial e novo design no anverso |
Uma nova edição da moeda de R$ 1 foi lançada nesta sexta-feira (25) pelo Banco Central (BC) em homenagem aos 60 anos de fundação da instituição. Ao todo, mais de 23 milhões de unidades serão produzidas e colocadas em circulação comum em todo o país, por meio da rede bancária.
A nova moeda mantém o padrão da 2ª família do real, mas com mudanças visuais no anverso (frente). O destaque vai para o selo comemorativo de 60 anos, a marca do Banco Central e linhas diagonais decorativas que diferenciam a peça das versões anteriores.
De acordo com nota oficial, a criação da moeda faz parte das ações para “celebrar, documentar, humanizar e compartilhar a história” do BC, que completou 60 anos em abril deste ano. A produção foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
As comemorações também incluíram uma solenidade com a presença do presidente atual do BC, Gabriel Galípolo, além de nove ex-presidentes da autarquia, servidores e convidados.
Como parte das homenagens, foi produzida a série “Conversas Presidenciais”, com entrevistas conduzidas por Galípolo com dez ex-presidentes da instituição. A proposta é relembrar experiências, desafios e marcos de cada gestão ao longo das últimas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário