Após matéria publicada no Blog Ril de Beto e reproduzida aqui no Bahia Acontece, VEJA MATERIA CLICANDO AQUI, a Embasa encaminhou a redação do Bahia Acontece um posicionamento sobre os problemas que geraram o protesto da população de Baixa Grande contra a empresa
Confira a nota na íntegra
*07/01/26*
*Falta de energia em Estação da Embasa interrompeu novamente abastecimento na região atendida pela adutora do Sisal*
Uma nova falta de energia ocorrida na manhã de hoje (07) na Estação Elevatória de Água da Embasa, em Capim Grosso, interrompeu o abastecimento na região atendida pela Barragem de Pedras Altas e a adutora do Sisal. O Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal, que atende 16 municípios e várias localidades rurais na região (lista abaixo), registrou uma série de intercorrências sucessivas entre os dias 23 e 31 de dezembro, causadas por falhas no fornecimento da Neoenergia Coelba, além de vazamentos pontuais na adutora principal e episódios de vandalismo.
Desde que o abastecimento foi retomado, na noite do dia 31/12, o sistema seguia operando ininterruptamente até a segunda-feira (5), quando uma nova falta de energia elétrica pela Coelba interrompeu a distribuição de água por cerca de cinco horas. O fornecimento de água, que estava sendo regularizado gradativamente na área atendida, voltou a ser prejudicado. Hoje (07), por volta das 11h, mais uma queda de energia interrompeu novamente o abastecimento em todo o sistema integrado da Embasa.
A empresa já acionou a Neoenergia Coelba e está cobrando reiteradamente que a concessionária elétrica garanta a qualidade e a estabilidade da energia fornecida às instalações operacionais do sistema de abastecimento da região, para não prejudicar ainda mais a população.
Em razão da ampla abrangência territorial do sistema, das elevadas temperaturas e o consequente aumento na demanda e da escassez hídrica regional, não há viabilidade operacional para atendimento emergencial por caminhões-pipa nos municípios atendidos. Os técnicos da empresa continuam atentos e monitorando a situação e tomando as medidas técnicas necessárias para o pleno restabelecimento do abastecimento.
Área afetada:
Municípios (sede e zona rural): Capim Grosso, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Valente, São Domingos, Nova Fátima, Gavião, Pé de Serra, Ichu, Candeal
Localidades: Pereira, Barreirinho, Sisalândia e Nova Campina (Santaluz); Riacho da Onça (Queimadas); Piabas e Gonçalo (Caem); Almas, Ipueirinha e São Roque (Conceição do Coité); Peões (Retirolândia); Bonfim de Ipirá e Alto Alegre (Ipirá); São Nicolau e Tomba (Santa Bárbara e Tanquinho); Junco e Novo Paraíso (Jacobina) e Lagoa da Caiçara (Serra Preta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário