Samarco emite alerta por deslocamento de terra na barragem de Fundão, em Mariana


Duas barragens se romperam em Mariana (MG). O distrito de Bento Rodrigues foi invadido pela lama


A Defesa Civil em Mariana, Minas Gerais, foi acionada no início da tarde desta quarta-feira, 27, depois de um deslocamento de terra na área da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que ruiu em 5 de novembro matando 17 pessoas e deixando duas desaparecidas. Na tragédia, o distrito de Bento Rodrigues foi destruído pela lama. 
Segundo informações da Samarco, ocorreu, na tarde desta quarta, "uma movimentação de parte da massa residual da barragem de Fundão por causa das chuvas das últimas semanas". Segundo a empresa, os empregados que atuam próximo à área afetada "foram orientados a deixar o local".
A Samarco disse, ainda, em nota, que não houve a necessidade de acionamento de sirene e que as defesas civis de Mariana e Barra Longa foram informadas sobre a ocorrência. A empresa informou que o volume deslocado "permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco" e disse ainda que as barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis.

O alerta ocorre exatamente no segundo dia da visita de integrantes do Fórum de Responsabilidade Corporativa (FRC) da mineradora BHP Billiton, controladora da Samarco juntamente com a Vale, que estão na região para reuniões com atingidos pela lama.
A agenda desta quarta do grupo previa visita ao município de Barra Longa, também atingido pelo desastre. O objetivo da visita seria o de acompanhar como as mineradoras estariam atuando no pós-tragédia em relação aos atingidos e ao meio ambiente.
MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário