Agricultores de Jacobina são contemplados com tanque de resfriamento de leite




Com o intuito de dinamizar e fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura de leite, em Jacobina, foi assinado nesta sexta-feira (23), convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e a Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e Associação dos Produtores Rurais de Ouro Verde, do distrito  de Lages do Batata. A entidade foi contemplada no edital de bovinocultura do projeto Bahia Produtiva, com recursos da ordem de R$ 30 mil, que serão aplicados na aquisição de um tanque de resfriamento de leite com capacidade para acondicionar dois mil litros de leite.

Durante o evento, que aconteceu na sede da Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL), o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que a ação faz parte do projeto do governo estadual, de garantir oportunidades que potencializem a bovinocultura de leite, para que o estado da Bahia não precise importar o produto, suprindo a necessidade de consumo da população. “O convênio tem por objetivo fomentar a inclusão produtiva e o acesso a mercados, para que os agricultores garantam uma produção de leite mais qualificada, agregando valor na hora da comercialização”.

Dias observou que a Bahia importa 1,5 bilhão de litros de leite por ano, para suprir a necessidade da população, “nosso trabalho, em articulação com cooperativas e associações, é mudar essa realidade para que tenhamos produção suficiente para atender a demanda e fazer com que a geração de renda fique em nosso estado”, explicou.

Ronan de Souza, presidente Associação dos Produtores Rurais de Ouro Verde, informou que o convênio vai beneficiar cerca de 50 famílias e disse que  “ter dinheiro para comprar um tanque de resfriamento de leite era tudo que a gente precisava. Agora vai ser possível produzir mais e vender mais”.

Representando o Laticínio da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), que fica em Várzea Nova, Fred Jordão, disse que o fortalecimento da cadeia da bovinocultura de leite, em Jacobina, colabora diretamente com a geração de renda local e da região. “Estamos a 20 km de Jacobina e recebi com alegria a notícia da assinatura desse convênio, pois mês que vem teremos a necessidade de comprar um maior volume de leite para o laticínio e poder comprar esse leite perto de nós, beneficiará a gente e os agricultores familiares”.

Pró-Semiárido

O município de Jacobina também receberá ações da CAR, por meio do projeto Pró-Semiárido que  tem como objetivo promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda. A construção de sistemas de abastecimento de água, agroindústrias, a assistência técnica e extensão rural (ATER), formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva, estão entre as ações previstas no projeto, que serão executadas a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais. 



Aurelino Xavier -  fotógrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário