Três homens e um adolescente foram detidos nesta terça-feira (17) após invadirem e causarem tumulto no estacionamento do Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, utilizando fantasias da série 'La Casa de Papel'.
Com macacões vermelhos e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, eles tentaram invadir o presídio no momento que um veículo deixava o local e foram detidos pelos agentes penitenciários de plantão que estavam no local. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Paulista, também no Grande Recife.
Segundo a Secretaria a escolta do grupo até a unidade foi feita pela Polícia Militar.
Ao WhatsApp da TV Globo, internautas enviaram mensagens informando que o grupo era composto por YouTubers pernambucanos que tentavam gravar uma pegadinha.
Em nota, a Polícia Civil explicou que o grupo entrou portando celular e causando tumulto no local. Três dos quatro suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de violação de domicílio qualificada (por entrarem contra a vontade expressa em compartimento não aberto ao público), favorecimento real (por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional), falso alarme (por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional) e corrupção de menores.
O adolescente, que estava junto ao grupo, responde a um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e foi liberado após procedimentos legais. O caso foi registrado pelo delegado Diego Pinheiro, titular da Delegacia de Paulista.
Em nota, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, recriminou a tentativa de invasão.
"É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças a experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos", apontou no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário