Ministro do STJ converte prisão de desembargadora do TJ-BA em preventiva


O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), converteu a prisão temporária da desembargadora Sandra Inês Rousciolelli em prisão preventiva. A decisão, tomada na noite deste sábado (28), também é válida para o filho da desembargadora, Vasco Rousciolelli Azevedo.  O pedido de conversão foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para resguardar a ordem pública e por conveniência da instrução criminal.   De junho de 2017 a novembro de 2019, a desembargadora movimentou mais de R$ 2,7 milhões





A desembargadora e o filho foram presos na terça-feira (24), durante a 5ª fase da Operação Faroeste, por vender voto favorável para Bom Jesus Agropecuária. A empresa disputa mais de 300 mil hectares de terras com o borracheiro José Valter Dias. Segundo o MPF, a desembargadora formou uma "associação criminosa complexa especializada em venda de descisões" no âmbito do TJ-BA para legitimação de terras no oeste baiano. Ainda segundo a petição, o grupo praticava crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, em total "abalo a ordem pública". O MPF salienta que, se o fato é uma "corrupção sistêmica, profunda e institucionalizada, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la".



A Operação Faroeste foi deflagarada no dia 19 de novembro de 2019, e culminou com a prisão de desembargadores, magistrados, servidores e pessoas próximas ao borracheiro, como o cônsul da Guiné Bissau, Adailton Maturino.


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Bahia Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Notícias relacionadas
'Temos sido lenientes com práticas errôneas', diz candidato à Presidência do TJ-BA
TJ-BA é excluído de prêmio do CNJ e dados de produtividade devem passar por auditoria
Linguagem do STF é 'símbolo de poder e opressão', diz OAB-BA sobre crítica a advogada
Notícias Mais Lidas da Semana
Faroeste: Desembargadora Sandra Inês é presa em 5ª fase da Operação junto com filho
Faroeste: Ministro diz que nem coronavírus conteve venda de sentenças no TJ-BA
Desembargadora do TJ-BA confessa que pediu favor para filho assumir cartório de Alagoinhas
Nas Redes Sociais

Ivete doa camas e rouparia para abrigo de pessoas carentes com coronavírus

Após doar R$ 1 milhão ao SUS, Xuxa entrega 300 mil sabonetes para comunidades carentes

Rui Costa 'proíbe' realização de ato contra isolamento social agendado para domingo
Social Monitor



His


Nenhum comentário:

Postar um comentário