Secretaria da Educação do Estado disponibiliza roteiros de estudos por área do conhecimento para auxiliar estudantes durante a quarentena






Secretaria da Educação do Estado disponibiliza roteiros de estudos por área do conhecimento para auxiliar estudantes durante a quarentena



A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), sugestões de roteiros de estudos para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, para o período de suspensão das aulas, ocasionado pelo combate ao Coronavírus (COVID-19). Os roteiros foram elaborados voluntariamente por professores da rede estadual, por área do conhecimento, e apresentam uma proposta de cronograma para a realização dos exercícios.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, explica que o material visa contribuir para manter o engajamento dos estudantes e estimular a adoção de rotinas de estudo durante o período de isolamento social. "A equipe técnica construiu este conteúdo para que pudéssemos dar opções de roteiros qualificados para os estudantes, observando o Documento Curricular Referencial do estado (DCRB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses roteiros não comprometem e sim complementam as iniciativas que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e algumas escolas também estão adotando, que podem ser chamados de 'ações de solidariedade pedagógica', dado que a realização das atividades é opcional."



Nesta primeira semana, os estudantes já têm uma rotina de estudos à disposição com conteúdos e atividades que envolvem a área de Linguagens, reunindo os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Produção Textual, Literatura, Arte, Educação Física e Inglês. O cronograma propõe uma rotina das 9h às 12h e as atividades são explicativas, descrevendo tópicos da atividade, objetivo e sugestão de exercícios, buscando contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto os que não têm.

A cada semana será contemplada uma área de conhecimento diferente, começando nesta semana por Linguagens e continuando; na próxima, com Matemática e Ciências da Natureza; e, na outra, com Ciências Humanas.

Suspensão das aulas – O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.

Fotos: Claudionor Jr



Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário