21/12/2121
O verão no Hemisfério Sul começou oficialmente na segunda-feira (21), às 7h02. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão – quando o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta. A estação chegará ao fim às 6h38 do dia 20 de março de 2021.
A maior influência sobre a chuva no Nordeste no verão 2021 será a posição da Zona de Convergência Intertropical, que estará mais afastada do que o normal da Região Nordeste. De forma geral, o verão 2021 terá chuva abaixo da média na Região Nordeste do Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010, as maiores médias de chuva para janeiro no Nordeste do Brasil variam de 150 mm a 300 mm. Esses valores são encontrados no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.
Na faixa leste do Nordeste, por exemplo, entre Natal e Salvador, a média de chuva para janeiro não passa de 100 mm.
Em regiões turísticas da Bahia, como o litoral e Chapada Diamantina, entre tantas outras áreas do país, o desafio maior será conciliar a grande procura por cidades litorâneas e de cachoeiras, como Jacobina, e os protocolos de segurança para a Covid-19, que anuncia uma segunda onda de contaminação em todo o país. Uma situação atípica que não deverá ser ignorada pelos órgãos de saúde e segurança.
A temporada exigirá novas medidas de prevenção ao coronavírus que deve ser pensado deste já pelo poder publico.
A nova gestão que começa no dia 1º de janeiro deve iniciar já com políticas de seguranças traçadas de antemão com medidas que deverão ser adotadas tanto por turistas e empresários do setor.
Pontos turísticos como as cachoeiras da região devem ser monitoradas para que não se tornem focos de transmissão do novo Coronavírus, afinal, o alto número de visitantes nestes locais é comum durante o verão.
Todas as medidas devem ser tomadas para que a estação que se inicia hoje não se torne motivo de preocupação e dor de cabeça na saúde publica.
Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário