‘Idosos acima de 60 anos devem ser vacinados a partir de abril’, diz secretário de Saúde

 


17/02/2021


A vacinação contra a covid-19 segue a passos lentos em função da insuficiência de doses. Há, segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, um atraso em todo plano de imunização em função da pouca oferta de vacina.  “Idosos acima de 60 anos só devem ser vacinados a partir de abril”, conjectura o secretário destacando que, pelo plano inicial, esse grupo deveria ter começado a se vacinar nesta terça-feira (19). 


O secretário, que testou positivo para covid-19, conversou nesta terça-feira com o jornalista Jorge Gauthier no programa Saúde e Bem Estar, do CORREIO, para explicar a conjuntura atual da pandemia no estado e as previsões de vacinação.



Vilas-Boas fala do processo de vacinação com preocupação. “É uma ilusão achar que estamos vacinando”, declara destacando que o número de 378.843 pessoas vacinadas até o momento é abaixo do que é esperado para conter a doença. O médico conta que não existem vacinas suficientes e isso está retardando o processo de vacinação.


“No ritmo que estamos, com pouca oferta de vacina, a população da Bahia seria vacinada em 4 anos”, explica o secretário.


Ele também afirma que, no plano inicial, era para a vacinação de cada grupo durar apenas um mês e pontuou que há 400 mil doses guardadas para serem aplicadas como segundas doses em quem já tomou a primeira.



O secretário deixa claro que a celeridade do plano vacinal depende diretamente da quantidade de vacinas. Por conta dessa necessidade da população de insumos, Vilas-Boas é contra a compra de vacinas por empresas privadas. “Isso não é correto eticamente”, critica o secretário que culpou o governo federal pela falta de agilidade na compra das doses. 


A possível liberação da Spunitik V é a esperança do secretário para acelerar o processo de imunização do estado que inclui os professores como grupo prioritário.“Com a chegada de mais vacinas, as coisas vão andar mais rápido”, comenta Fábio sobre o processo de vacinação.


Ainda sobre a chegada de mais vacinas, o secretário explica o andamento das negociações para a vinda da Sputnik. “Esse crédito de 50 milhões (de doses), nós estamos oferecendo para o Brasil”, conta. 



Fábio também falou sobre a ação que está no STF para a Anvisa liberar a Sputnik. Ele explica que o Congresso aprovou uma medida provisória que o presidente tem até amanhã para sancionar ou vetar. “Se ele (o presidente) não vetar, semana que vem é possível importar a Sputnik para o Brasil”, conclui.


O secretário não vê os números atuais com otimismo. “As pessoas perderam o medo”, afirma Vilas-Boas sobre a displicência da população. O médico critica as aglomerações que aconteceram nos últimos dias. "Onde está a Capitania dos Portos?", questiona o secretário sobre as festas em escunas cheias de pessoas. “As pessoas precisam entender que estamos vivendo uma epidemia”, acrescenta.


Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário