Cidades mais frias do Nordeste estão entre Pernambuco e Bahia. Morro do Chapéu é a número 1 da lista

 


Esse período do ano é tempo de o sertanejo tirar os agasalhos do guarda roupa. Acostumados com o sol causticante na maioria do ano, entre junho e agosto o nordestino pode curtir aquele friozinho gostoso para ficar ao pé da fogueira, principalmente no período junino. Mas o que muita gente não sabe é que algumas cidades do do nordeste enfrentam temperaturas muito abaixo da média da região, e as que registram as menores temperaturas estão nos estados de Pernambuco e Bahia



CONFIRA A LISTA.

Em Pernambuco uma das cidades frias mais conhecidas é Triunfo, no Sertão do estado, próximo à divisa com a Paraíba. Conhecida como Oasis do Sertão, ela fica 1.010 m de altitude no Planalto da Borborema e registra uma temperatura média de 15° em julho, mas já marcou um recorde de 11°

 Outra cidade que também esfria muito é Garanhuns no Agreste de Pernambuco, que também é chamada de Suíça pernambucana. A fama é justificada pela temperatura de julho, com média de 16° e recorde de 9°.

Em nível de região Nordeste uma outra opção é Guaramiranga no Ceará. Há pouco mais de 100 km da capital Fortaleza, a cidade é encravada na Serra do Baturité, considerada de proteção ambiental e registra uma média entre 10° e 13° entre julho e setembro .

Mas as cidades mais geladas do Nordeste ficam na Bahia, mais precisamente em nossa Chapada Diamantina.  Piatã e Morro do Chapéu, que ficam acima dos 1000 m de altitude, são as recordistas no tocante a frio extremo. As duas registram temperaturas em média entre 10° e 7° durante o ápice do inverno. Jacobina também tem marcas dignas de registro. A Cidade do Ouro costuma registrar média de 19º, mas ja bateu recorde de 13.

Que tal uma fogueirinha acompanhada de fondue e um bom vinho na Chapada Diamantina? Fica o convite.


Emerson Rocha / Bahia Acontece 

Um comentário:

  1. Faltou constar entre as cidades da Bahia, VITÓRIA DA CONQUISTA, famosa pelo festival de inverno que propicia todos os anos.

    ResponderExcluir