TURISMO: PREFEITURA DE JACOBINA DESAPROPRIA ÁREA DE CACHOEIRA PARA TRANSFORMAR EM GARAGEM DE FROTA DE VEÍCULOS DO MUNICÍPIO



Que a Cidade do Ouro tem seu potencial turístico sub-aproveitado pelas gestões que aqui passaram é de conhecimento de todos. Só na região de Jacobina, 40 cachoeiras foram catalogadas  e enchem os olhos daqueles que teem a oportunidade de visita-las. Algumas delas, com mais de 60 metros de altura, são perfeitas para a prática de esportes radicais (FONTE: GSHOW/REDE GLOBO) . Mas mesmo com todo esse potencial turístico, os investimentos na área, uma das que mais produz emprego e renda no mundo, são pífios por parte das gestões que aqui passaram. A última grande obra da atual administração em turismo foi a colocação de placas informativas em alguns pontos turísticos, nada mais. Mas das 40 cachoeiras catalogadas na área circunscricional da Cidade do Ouro, pelo menos para uma delas o prefeito Rui Macedo encontrou funcionalidade. A região da Cachoeira do Aníbal, a mais próxima da área urbana da cidade, que tem uma queda d'água com cerca de 40 metros, está sendo desapropriada para que seja implantado lá a nova garagem da frota de veículos do município. O decreto de desapropriação já foi publicado do Diário Oficial do Município desde julho do ano passado , junto com outra duas dezenas de publicações do gestor, e deixa claro o uso da área para  que seja estabelecido alí a nova garagem.

CONFIRA TRECHOS DO DECRETO



DECRETO Nº 0378 DE 16 DE JULHO DE 2014


“DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA, PARA FINS
DE DESAPROPRIAÇÃO, UMA AREA DE TERRA
LOCALIZADA NO LUGAR CONHECIDO COMO
CACHOEIRA DO ANIBAL DESTINADA À
CONSTRUÇÃO DA GARAGEM MUNICIPAL E DÁ
OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”



O PREFEITO MUNICIPAL DE JACOBINA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas
atribuições legais estabelecidas pelos artigos 105, inciso XII, e art. 255 da Lei Orgânica deste
Município, e com fundamento nos artigos 5º, alíneas “g” e “h”, e 6º do Decreto Lei 3.365, de 21
de junho de 1941, alterado pela Lei n.º 2.782, de 21 de maio de 1956.


Art. 1º - Fica declarada de UTILIDADE PÚBLICA, para fins de desapropriação, uma
área de terra medindo 9.900 m2, correspondente a 2.27,28 tarefas, de propriedade de MARLUCE
CIRQUEIRA DE CARVALHO, situada à margem da BR-324 na cidade de Jacobina, destinada à
construção da garagem municipal, nos terrenos da caixa D’AGUA, CONHECIDO POR SERRA
DA TABATINGA, limitando-se com a estrada Leste Brasileira, na CAIXA D’AGUA e com
terrenos do Município de Jacobina.

A desapropriação causa preocupação aos amantes da natureza, visto que a área onde se pretende instalar a garagem é uma bacia hídrica de água perene, que já serviu para o abastecimento de água do município em várias situações em que a seca atingiu a região. Foi pretendida até mesmo pela EMBASA, que ventilou a possibilidade de construir ali uma barragem, devido a existência na área de um grande canyon que facilitaria a implantação de uma barragem. O reservatório só não foi construido devido ao fato de as partes interessadas não terem chegado a um acordo.
Mais recentemente um grande empresário pretendeu construir lá  um  hotel voltado para o turismo, e este projeto só não foi a frente pelo simples fato deste ter falecido em um acidente de moto na região do sisal.
Agora , mais uma vez, a área vira foco de um novo empreendimento, desta feita não tão nobre como os anteriores.  A construção de uma garagem no local, segundo um ambientalista, causaria um grande impacto no local, não só pelo descarte indiscriminado de derivados de petróleo, como  danos irreversíveis ao lençol freático de uma área tão bela. " Não acredito que em sã consciência alguém queira colocar num lugar tão bonito e estratégico uma garagem de veículos pesados. Será que em Jacobina não existe outra área para se colocar uma garagem? Esperamos que este projeto não vá a frente, e se for , tomaremos todas as medidas , inclusive jurídica, para que isto não se torne realidade" finalizou o ambientalista, que não quis se identificar.



Emerson Rocha / Bahia Acontece

8 comentários:

  1. Dá nem pra acreditar num absurdo desses! 😰😰😰

    ResponderExcluir
  2. Qualquer cachorro chega num arraial de frouxo e cospe na cara de todo.mundo!

    ResponderExcluir
  3. Que merda é essa cara?! ? Não consigo acreditar, é muita idiotice!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pena que "as autoridades" sejam insensíveis com a natureza.Verdadeiros carrascos.

    ResponderExcluir
  5. tinha que ser baiano mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Isso é a Porcaria do PREFEITO que vcs colocaram no PODER, seus BURROS....VOTEM NELE NOVAMENTE.

    ResponderExcluir
  7. Um absurdo esse comportamento do prefeito. Isso é abuso de autoridade e desrespeito com a natureza. Não podemos aceitar esse crime. Kd os responsáveis pelo meio ambiente? Vergonhoso isso!

    ResponderExcluir