Diretores da Acija discutem com Derba a reabertura do aeroporto de Jacobina e a extinção do órgão

Reunião aconteceu com o engenheiro André Serra Vale
Diretores da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 11, com o chefe da 4ª Residência de Manutenção do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), André Serravale. Na pauta do encontro, o futuro do órgão, com o anúncio de sua extinção pelo recém-empossado governador Rui Costa e a reabertura do Aeroporto 2 Julho, em Jacobina.
Conforme os diretores, a preocupação da entidade é o fato de o município venha a perder a sede de uma instituição de prestação de um serviço essencial para a região, que é a restauração e conservação de estradas. Serra Vale informou que as mudanças realmente irão acontecer e assim como em outros órgãos algumas adequações e readequações serão realizadas a partir do mês de março, quando deverá ser criada a Superintendência de Infraestrutura de Transporte – SIT, veiculada à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). O Derba passará a ser um órgão de Regime Especial.
Quanto ao futuro das Residências e qual o critério a ser adotado para a escolha das cidades sedes o engenheiro disse não saber. Ele adiantou apenas que Jacobina atende os requisitos para sediar um Escritório de Fiscalização (EF) da futura SIT.
“Nossa preocupação é que as mudanças afetem a economia regional e coloque em risco a segurança das pessoas que trafegam pelas estradas da região. Estamos preocupados também com o destino dos trabalhadores efetivos e contratados do órgão”, salientou Antonio Geremias Cerqueira.
Em relação à qualidade do serviço de recuperação da BR 324, no trecho entre a comunidade de Lages do Batata à Umburanas, onde ondulações estão comprometendo a trafegabilidade, Serravale informou que se trata de uma obra federal. Ele orientou que seja procurado o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para obter maiores informações.
Quanto à liberação do aeroporto para pousos e decolagens, Serravale informou que foi encaminhado no final do mês de janeiro para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o relatório de conclusão dos trabalhos de recuperação da pista e a implantação do alambrado em todo o terreno. A obra, que segundo informações do Governo do Estado, custou pouco mais de 1,5 milhões de reais, ainda não foi vistoriada pelo órgão de aviação. “Encaminhamos o relatório no final de janeiro, a ANAC tem até noventa dias para dar um parecer. Acredito que a qualquer momento a pista seja liberada, pois foram feitos os serviços exigidos”, disse.
Os representantes da Acija informaram que a entidade solicitará da Prefeitura de Jacobina que faça a manutenção do local, com serviço como roçagem e limpeza da área do aeroporto.

Fizeram parte da comissão que visitou o Derba, os diretores Antônio Geremias Cerqueira (presidente), Artur Teixeira Pereira (vice presidente), José Luciano Vieira, Roberto Augusto Miranda Almeida e o gerente executivo da entidade, João Batista Matos Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário