.

BANNER MOTIVO3 728x90px

SECULT/BA CONTEMPLA ARTE DE TOCAR COM PROJETO LUTHERIA PARA O SERTÃO


Resultado de imagem para maestro jal nunes programa aprovado


O projeto " ARTE DE TOCAR" , de Jacobina, dirigido pelo maestro Jal Nunes acaba de ser contemplado com o projeto da SECULT/BA,  LUTHERIA PARA O SERTÃO. 
O projeto consiste na instalação de uma OFICINA DE LUTHERIA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADOS E PERCUTIDOS (violinos, violas de arco, violoncelos, contrabaixos acústicos, violões, cavaquinhos e etc)  no PROJART- PROJETO ARTE DE TOCAR DE JACOBINA DA ACAT-ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE DE TOCAR. Além  de Jacobina,também foram contempladas as cidade de Capim Grosso, Caém e Miguel Calmon.
As aulas serão ministradas pelo renomado LUTHIER Alcicero Luthier de Jacobina (cordas percutidas) e o LUTHIER Davi Matos do NEOJIBA - NÚCLEOS ESTADUAIS DE ORQUESTRAS JUVENIS E INFANTIS DA BAHIA, (parte de cordas friccionadas) .
As oficinas acontecerão dois finais de semana perfazendo 32 horas ao final do projeto. Este projeto foi contemplado no edital do Calendário das Artes da FUNCEB/SECRETARIA DE CULTURA  DO ESTADO DA BAHIA.
O Projeto Lutheria Para o Sertão foi escrito pelo Maestro e Produtor Cultural Jailton Nunes Marques (JalNunes), e nesta primeira etapa o Luthier Alcicero de Jacobina ministra aulas com o objetivo de
num curto espaço de tempo traçar caminhos  para a qualificação de alunos na área de lutheria, criando o atelier de cordas do PROJART onde possibilitará a geração de emprego e renda, além de atender a uma demanda que a cada dia cresce e quase não tem profissionais nesta área, sendo o a primeira LUTHERIA do Piemonte da Diamantina.

Na segunda etapa em março o Luthier Davi Matos vira a Jacobina ministrar as aulas de instrumentos de arcos (violinos, viola, violoncelos e contrabaixos).  E a partir de  abril o PROJART - PROJETO ARTE DE TOCAR estará oferecendo estes serviços de pequenos reparos em instrumentos de cordas para Jacobina e região!


Bahia Acontece, com informações do  maestro Jal Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário